A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) participa nesta sexta-feira (19/12), a partir das 10 horas, da primeira etapa de finais dos Troféus Tancredo Neves (Campeonato Brasileiro Júnior) e Daltely Guimarães (Campeonato Brasileiro sênior), que ocorrem simultaneamente, até domingo (21/12), no Parque Aquático Júlio De Lamare, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
A UNISANTA conta com uma equipe de 40 atletas, sob o comando dos técnicos Márcio Latuf, Gérson Pazian e Paulo Russo. A professora Rosa do Carmo José, coordenadora de natação da Universidade, chefia a delegação.
Os nadadores que este ano ajudaram a natação brasileira a bater seu recorde de medalhas (21) em Jogos Pan-Americanos, encerram 2003 participando destas disputas, que valem índice para as Olimpíadas de Atenas, em agosto de 2004, e também seleciona o time que participará do Campeonato Sul-Americano, em março, em Maldonado, no Uruguai. O Sul-Americano será a penúltima seletiva para os Jogos Olímpicos.
O programa de finais da primeira etapa, a partir das 10 horas desta sexta-feira, 19/12, terá 28 provas divididas entre as categorias Júnior I (17 anos), Júnior II (18 e 19 anos) e Sênior (a partir dos 20 anos). Como a competição é importante, pois vale índice para as Olimpíadas e seleciona os atletas que participarão do Sul-Americano, nadadores de outras categorias poderão competir e estarão inscritos como atletas em observação pela CBDA, ou seja, não disputam pódios, mas seus tempos valem caso consigam índices.
Monique Ferreira, estrela maior da UNISANTA, Gustavo Borges, Flávia Delaroli e Lucas Salatta, do Pinheiros; Thiago Pereira, Rogério Romero e Marcelo Tomazini, do Minas Tênis; Mariana Brochado, do Flamengo; e Jáder Souza, do Euclides Rodrigues/AP, são alguns dos atletas que brilharam em Santo Domingo e que também estarão buscando melhores tempos e medalhas na piscina do Maracanã.

TÍTULOS EM DISPUTA – A disputa entre clubes também promete ser acirrada nos Brasileiros Júnior e Sênior. UNISANTA e Pinheiros, as duas maiores forças da natação brasileira em competições absolutas, voltam a travar um duelo de muitas emoções. Recentemente, a UNISANTA conquistou o Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão, com a marca recorde de 5380 pontos. O Pinheiros ficou com a quarta colocação. No Paulista de Inverno, a vitória também pertenceu à UNISANTA, com o Pinheiros, ocupando o segundo lugar.
Já no ranking nacional de clubes, Minas Tênis e Pinheiros estão empatados com 240 pontos. O ranking pontua as agremiações de acordo com suas colocações nos nove campeonatos brasileiros realizados a cada ano. Em 2003, após o sétimo campeonato – Troféu Maurício Bekenn – Minas e Pinheiros se igualaram.
Lutando pela terceira posição com poucos pontos de diferença estão UNISANTA, que não participou de todas as disputas, Corinthians e Flamengo, respectivamente, com 150, 130 e 124 pontos cada.

PROGRAMAÇÃO – Sexta-feira – 19/12 – 10 horas – Finais da 1ª etapa / 17 horas – Eliminatórias da 2ª etapa. Sábado – 20/12 – 09 horas – Finais da 2ª etapa / 17 horas – Eliminatórias da 3ª etapa
Domingo – 21/12 – 09 horas – Finais da 3ª etapa