A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) lança, no dia 5 de agosto, sexta-feira, às 11h30, no Consistório da Instituição, o projeto Travessia Oceânica Renata Agondi.

A prova consiste em quatro etapas em diferentes datas, sendo as três primeiras de caráter classificatório. Serão qualificados para a prova final apenas oito atletas, que percorrerão 40 km no percurso Laje de Santos a Santos (praia do Boqueirão).

Fazem parte da comissão organizadora: Dr. Marcelo Teixeira (Presidente e Diretor Comercial); Ary Leal (Diretor) e Enio Faria e Rosa do Carmo (Comissão Técnica).

Para Marcelo Teixeira, a idéia é ter uma competição, na Baixada Santista, do mesmo nível das maratonas aquáticas internacionais. “Convidaremos atletas de vários países, além da elite do esporte nacional,” afirma Teixeira.

Segundo Enio Faria, nas duas primeiras etapas, as provas serão realizadas ao longo da costa, com monitoramento e acompanhamento supervisionado pela organização, visando à cobertura técnica e a segurança dos atletas.

“Na terceira e na etapa final, a organização providenciará embarcações para cada um dos participantes, composta de um ou mais membros da organização, de um responsável técnico e apoio médico”, conclui Faria.

Pré-Lançamento – Na tarde de ontem (27), foi realizado o pré-lançamento do Projeto, nas dependências da direção do Jornal A Tribuna. Durante o encontro, os diretores executivos do Jornal, Marcos e Roberto Clemente Santini, firmaram a parceria com a UNISANTA para a realização do evento.

Segundo Roberto Clemente Santini, essa é mais uma iniciativa da UNISANTA que, além da parte esportiva, visa à divulgação de Santos e Região. “O Brasil precisava de uma prova como esta,” enfatiza.

Autoridades – Além do Pró-Reitor Administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira, e de Roberto e Marcos Santini, o encontro contou ainda com as presenças de Márcio Delfim Leite Soares, gerente comercial e marketing de A Tribuna; Eduardo Silva, editor regional da TV Tribuna; Ipopovit dos Santos, gerente de programação da TV Tribuna; Ary Leal, assessor executivo da presidência da UNISANTA; Enio Faria; Lucrécia e Raul Agondi, pais da nadadora Renata Agondi.

Etapas – Na primeira etapa, a ser realizada no dia 18 de setembro de 2005 (domingo), participarão até 800 inscritos. O trajeto é de 5 Km percorridos na Baía de Santos. Serão classificados para a segunda etapa os 100 primeiros nadadores, que competirão no dia 30 de outubro. O local desta etapa será nas imediações da praia do Itararé (10 Km), em São Vicente.

No dia 4 de dezembro, os qualificados para a terceira etapa, apenas 32 participantes, percorrerão 20 Km, metade do trajeto da Laje de Santos à praia do Boqueirão, em Santos.

A etapa final será realizada no dia do aniversário de Santos, 26 de janeiro de 2006. O desafio é atravessar 40 Km a nado, da Laje de Santos à praia santista do Boqueirão. Oito nadadores, classificados na terceira etapa, participarão da final.
Darão suporte ao evento: a Capitania dos Portos de São Paulo; o Grupamento de Bombeiros; a Federação Aquática Paulista – Delegacia Regional; o Parque Marinho Laje de Santos e a Secretaria da Juventude Esportes e Lazer de Santos.