Em um competição que reuniu grandes nomes da natação brasileira, como Eduardo Fischer, Monique Ferreira, Christiano Chagas e Luis Lima, pela UNISANTA, André Schults, Flávia Delaroni, Lucas Salatta e Nicholas dos Santos, pelo Pinheiros, a primeira etapa do Torneio Regional de Natação Juvenil a Sênior, realizada na piscina longa 950 metros), do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da UNISANTA, neste sábado (19), mostrou que as duas principais equipes de natação do País travarão duelos de muito equilíbrio nos campeonatos nacionais e estaduais desta temporada.
Nas 16 primeiras provas do programa, UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, levou uma pequena vantagem sobre o Pinheiros, do técnico Albertinho, com 22 medalhas contra 21 da equipe paulistana. A UNISANTA obteve sete de ouro, sete de prata e oito de bronze, enquanto o Pinheiros teve sete de ouro, oito de prata e seis de bronze.
Pela UNISANTA, Lilian Cerroni, nos 200 medley; Thiago César Pinto, nos 100 costas; Fernando Biazzoto, nos 200 peito; Monique Ferreira, nos 400 livres; Luís Lima, nos 400 e 1500 metros nado livre, e Eduardo Fischer nos 50 peito, conuistaram medalhas de ouro.
Para o técnico Márcio Latuf, a competição ainda não oferece parâmetros que lhe permitam uma melhor avaliação das possibilidades dos atletas da UNISANTA, já que eles ainda se encontram na fase de treinamento mais forte, sem chances de atingir seus melhores tempos. “De qualquer forma, porém, acredito que possamos conseguir bons resultados na temporada, já a partir do Troféu Brasil, marcado para o início de maio, em Minas Gerais”, destacou o treinador.
Na opinião da coordenadora de natação da UNISANTA, Rosa do Carmo José, “nossa expectativa é de que a Universidade possa atingir ao longo do ano resultados que a mantenham entre as principais potências da natação brasileira”.