A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) encerrou com chave de ouro sua participação na temporada 2003 da natação. Na manhã deste domingo (21/12), a representação santista conquistou o título de campeã brasileira da categoria sênior, para atletas a partir de 20 anos. A UNISANTA, dos técnicos Márcio Latuf e Gerson Pazian, somou 287 pontos, contra 246 do Esporte Clube Pinheiros, da Capital, vice-campeão. O Minas Tênis terminou na terceira posição com 123 pontos.
Com o resultado, a UNISANTA ficou com o Troféu Daltely Guimarães. A competição foi disputada no Conjunto Aquático Júlio De Lamare, no Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Paralelamente, foi disputado o Campeonato Brasileiro Júnior I e II, no qual o Pinheiros conquistou o Troféu Dr. Tancredo Neves, ao totalizar 559 pontos, contra 487 do Minas Tênis, e 270 da UNISANTA, terceira colocada.
A UNISANTA ainda sagrou-se vice-campeã brasileira júnior II, somando 184 pontos, contra 310 do Pinheiros, campeão da categoria. Na júnior I, o Minas foi mo campeão, com 325 pontos, contra 249 do Pinheiros. Nesta categoria, a UNISANTA ficou em quarto lugar, com 86 pontos, superada ainda pelo Corinthians, com 150.
Nas duas competições, a UNISANTA somou 43 medalhas, sendo 11 de ouro, 16 de prata e 16 de bronze. Seus principais destaques foram Monique Ferreira (/Vitshop/EAS), Marco Antonio Sapucaia (Vitshop/EAS), Natália Grava (Vitshop/EAS), Lílian Cerroni (Faber Castell), Serrana Fernandez, Lisnet Alves e Nicholas Santos, todos campeões brasileiros.

RECORDES – Os Campeonatos Brasileiros Júnior e Sênior de Natação tiveram 45 recordes de campeonato somando-se as categorias júnior e sênior. A competição também registrou três novas marcas brasileiras e sul-americanas e mais uma apenas brasileira.
Com o término da última competição do ano, o Pinheiros também venceu a disputa pelo ranking nacional de clubes de natação (que soma os resultados em todos os nacionais durante o ano) e recebeu o troféu como equipe mais vitoriosa de 2003, com 305 pontos. O Minas ficou em segundo no ranking nacional, com 205 pontos, e a UNISANTA, mesmo sem ter participado de todas as competições da temporada, ficou em terceiro, com 210. Corinthians e Flamengo vieram a seguir, com 163 e 158, respectivamente.

BALANÇO – No balanço de disputas no Rio de Janeiro, Diogo Yabe, da Esportiva São José, aumentou a lista dos atletas com índice para os Jogos Olímpicos ao vencer, no primeiro dia de provas, com recorde sul-americano nos 200m medley, com 2m02s07. Thiago Pereira, outro com índice para Atenas, venceu e bateu recordes nas seis provas que participou. O atleta do Minas Tênis, de 17 anos, se destacou na competição, competindo na categoria júnior I. Diogo foi o melhor índice técnico masculino sênior por sua atuação nos 200m medley e Thiago, o melhor masculino júnior I pelo resultado na mesma prova, 2m02s65.
Flávia Delaroli, do Pinheiros, conseguiu o melhor desempenho feminino sênior, pelo resultado nos 50m livre, 25s54. Nas categorias júnior I e II ficaram com os troféus de melhor índice técnico, respectivamente, Monick Perez, do Corinthians, e Rebeca Gusmão, da AABB de Brasília. Felipe Ferreira Lima, do Pinheiros, foi o melhor tecnicamente no júnior II masculino.

SUL-AMERICANO – No final das provas da última etapa, o revezamento 4x50m medley feminino sênior da UNISANTA venceu e bateu o recorde sul-americano, com 1m58s96, mas como tinha uma nadadora estrangeira na equipe – a uruguaia Serrana Fernandez – o tempo considerado foi o da equipe do Pinheiros (Giseli Caetano, Juliana Machado, Flávia Neto de Jesus e Flávia Delaroli), segunda colocada com 1m59s20, tempo também melhor que a marca anterior, 2m00s53, que pertencia desde 2000 ao time do Vasco da Gama.