As provas começam a partir das 17h30, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio Janeiro (RJ)

12 atletas da Unisanta garantiram vaga para as primeiras finais do Troféu Maria Lenk. Nesta terça-feira (2), a partir das 17h30, eles decidem suas posições no pódio da competição, que está sendo realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ).

Na manhã desta terça-feira, 14 dos 29 competidores da Unisanta caíram na água nas primeiras eliminatórias do torneio. Classificada com o melhor tempo da manhã nos 100m borboleta feminino (59s18), Daiene Dias é a primeira a disputar um lugar no pódio na final A (bateria com os oito melhores tempos das eliminatórias). Em seguida, Leonardo de Deus nada a final A dos 100m borboleta masculino.

“Gostei do meu tempo, pois me classifiquei na melhor raia. Essa é minha principal prova, por isso, irei para cima na final. Estou com as melhores expectativas possíveis. Além do borboleta, vou ajudar a equipe no revezamento”, comenta Daiene Dias.

Já a prova com maior número de representantes da Unisanta, os 400m livre feminino, terá a presença de Joanna Maranhão, Poliana Okimoto e Carolina Bilich na final A. Já Ana Marcela Cunha e Isabel Fagundes disputam a final B (os oito tempos seguintes aos classificados da final A). Nos 400m livre masculino, Guilherme Costa nada a final A e Victor Colonese, a final B.

Nas últimas eliminatórias no dia, os 100m peito, Julia Sebastian se garantiu na final A entre as mulheres, com o segundo melhor tempo (1m08s69). Entre os homens, Felipe França e Thiago Simon também nadam a final A da prova.

“Fiz um tempo bom e vou bem motivado e com bastante energia para a final. Apesar da minha principal ser a 200m peito, a final de hoje serve para eu ter uma ideia de como estou”, analisa Thiago Simon.

Ainda esta tarde, acontecem as disputas do revezamento 4x50m livre masculino e feminino. A Unisanta terá uma equipe em cada uma das provas.

Os melhores do Maria Lenk competem por vagas no Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, que será em julho, em Budapeste, na Hungria, e também para o Mundial Junior de Natação, que acontecerá em agosto, em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Classificados da Unisanta às finais na manhã desta terça-feira (2)

100m Borboleta Feminino
Final A
Daiene Dias

100m Borboleta Masculino
Final A
Leonardo de Deus

400m Livre Feminino
Final A
Joanna Maranhão
Poliana Okimoto
Carolina Bilich

Final B
Ana Marcela Cunha
Isabel Fagundes

400m Livre Masculino
Final A
Guilherme Costa

Final B
Victor Colonese

100m Peito Feminino
Final A
Julia Sebastian

100m Peito Masculino
Final A
Felipe França
Thiago Simon

CRÉDITO: E5+ COMUNICAÇÃO/ DIVULGAÇÃO
FOTO 1: DAIENE DIAS
FOTO 2: THIAGO SIMON