A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) apresenta o Projeto Travessia Oceânica Renata Agondi, nesta sexta-feira (05/08), a partir das 11h30, no Consistório da instituição, à Rua Oswaldo Cruz, 255, Boqueirão, em Santos. A apresentação reunirá autoridades civis e militares, técnicos, atletas, empresários e familiares de Renata Câmara Agondi. O Projeto conta com a parceria de A Tribuna.

Trata-se de uma competição em águas abertas, desenvolvida em quatro etapas com diferentes datas, sendo as três primeiras de caráter classificatório. A quarta e última reunirá apenas oito atletas, que percorrerão os cerca de 40 km entre a Laje de Santos e a orla de Santos.

O Projeto tem apoio e suporte oficial, figurando no calendário das atividades esportivas desenvolvidas no Município, por intermédio o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Santos, de autoria do vereador Roberto Bonavides, no ano de 2000, e reformulado em 2005 pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim.

Capitania dos Portos de São Paulo, Grupamento de Bombeiros, Federação Aquática Paulista/ Delegacia Regional, Parque Marinho Laje de Santos e Secretaria da Juventude Esportes e Lazer de Santos estão envolvidas na estruturação do evento, que obedecerá aos padrões internacionais de segurança estabelecidos pela FINA/Federação Internacional de Natação.

Para o Pró-Reitor Administrativo da UNISANTA e presidente da Comissão Organizadora do Projeto, Marcelo Teixeira, a idéia é ter uma competição, na Baixada Santista, do mesmo nível das maratonas aquáticas internacionais. “Pretendemos com isso perpetuar a imagem e o legado deixado por Renata Agondi,” afirma.

O dirigente lembra que as idéias e a postura crítica de Renata quanto aos rumos tomados pela natação na década de 80 “implicaram em um salto de qualidade, determinante para o crescimento quantitativo e principalmente qualitativo do esporte na região”.

ETAPAS – Na primeira etapa, a ser realizada em setembro com cerca de 800 inscritos, o trajeto terá 5 Km percorridos na Baía de Santos. Serão classificados para a segunda etapa os 100 primeiros nadadores, que competirão em outubro. O local desta etapa será nas imediações da praia do Itararé (10 Km), em São Vicente.

Em dezembro, os qualificados para a terceira etapa, apenas 32 participantes, percorrerão 20 Km, metade do trajeto da Laje de Santos à Praia do Boqueirão, em Santos. A etapa final será realizada no dia do aniversário de Santos, 26 de janeiro de 2006. O desafio é atravessar os cerca de 40 Km a nado, da Laje de Santos à praia santista do Boqueirão. Oito nadadores, classificados na terceira etapa, participarão da final.

PRÉ-LANÇAMENTO – O pré-lançamento do Projeto, ocorreu em 27 de julho último, nas dependências da direção do Jornal A Tribuna. Durante o encontro, os diretores executivos do Jornal, Marcos e Roberto Clemente Santini, firmaram a parceria com a UNISANTA para a realização do evento.

Segundo Roberto Clemente Santini, essa é mais uma iniciativa da UNISANTA que, além da parte esportiva, visa à divulgação de Santos e Região. “O Brasil precisava de uma prova como esta,” enfatiza.

Além do Pró-Reitor Administrativo da UNISANTA, Marcelo Teixeira, e de Roberto e Marcos Santini, o encontro contou ainda com as presenças de Márcio Delfim Leite Soares, gerente comercial e marketing de A Tribuna; Eduardo Silva, editor regional da TV Tribuna; Ipopovit dos Santos, gerente de programação da TV Tribuna; Ary Leal, assessor executivo da presidência da UNISANTA; Enio Faria; Lucrécia e Raul Agondi, pais da nadadora Renata Agondi.