Colaborou: Vinícius Borges

Após a primeira etapa, a equipe da Unisanta lidera o campeonato com 402 pontos. Atrás, com 244 pontos,  está o Corinthians, seguido pelo SESI, com 186.  A equipe ceciliana quebrou cinco recordes e subiu 15 vezes ao pódio. Foram nove ouros, cinco pratas e um bronze.

No primeiro dia do Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno – XVIII Troféu Salvador Granieri Sobrinho os atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Guilherme da Costa e Joanna Maranhão apostaram tudo na prova de 1500 metros livres e quebraram, respectivamente, os recordes SulAmericano e Brasileiro.

Guilherme que já era o atual recordista sulamericano desta prova, na categoria Jr2, conquistado em abril deste ano, também na piscina da Unisanta, repetiu o feito mais uma vez em casa e com a torcida a todo vapor. O atleta baixou quase três segundos do seu tempo anterior (15m05s23) chegando em 15m02s18.

“Não tenho como explicar, só sei que a piscina da Unisanta já está pra sempre na minha história. Poder bater recorde em casa, com toda torcida apoiando dá aquele gás para voar no final”, contou o atleta.

Joanna Maranhão que nadou quatro provas nesta primeira etapa da competição, não esperava quebrar o recorde brasileiro na prova de 1500m livre Sênior, que era Poliana Okimoto desde 2013. Ao chegar na borda da piscina com o tempo de 16m26s63 ficou surpreendida.

“Eu estou apostando cada vez mais nas provas de fundo, mas não esperava bater esse recorde. O ano de 2017 está muito bom pra mim e vou com tudo nas provas do Paulista para me superar ainda mais”, disse Joanna.

A atleta da Unisanta também quebrou o próprio recorde de campeonato na prova dos 200m costas, com o tempo de 02m13s76 e levou a sua segunda medalha de ouro do campeonato. Neste primeiro dia, Joanna ainda caiu na piscina na prova de 50m livre e chegou em primeiro, mas estava apenas como atleta em observação e representou a equipe ceciliana no revezamento 4x100m livre e colocou a medalha de prata no peito ao lado das atletas Alessandra Marchioro, Isabel Soares Fagundes e Daiene Marçal Dias.

Mais recordes e medalhas – A estreia da equipe da Natação Unisanta no Paulista de Inverno foi recheada de recordes, medalhas e até dobradinha no pódio. Na prova dos 100m peito Sênior, Julian Sebastian bateu o recorde do campeonato com o tempo de 1m09s70.  “Foi tudo conforme, porque ganhei, mas não gostei do tempo. Os treinos ainda estão meio pesados, e achei que o tempo seria melhor. Porém, gostei de estar em casa, e competir na piscina em que nadarei o Troféu Jose Finkel”.

Leonardo de Deus também levou ouro e o recorde de campeonato na prova dos 200m costas Sênior, batendo em 2m00s37. “Meu tempo precisa melhorar, mas bater recorde é sempre gratificante, ainda mais com o apoio da torcida”.

Além dos cinco recordes da noite, a equipe ceciliana subiu ao pódio 15 vezes. Foram nove ouros, cinco pratas e um bronze. A primeira medalha de ouro foi do atleta da categoria Jr1, André Luiz Calvelo, nos 50m livres (23s49).  “Eu penso em ser da seleção brasileira absoluta, e encerrar a carreira disputando Olimpíadas”.

Nicholas Santos também subiu no lugar mais alto do pódio nos 50m livre Sênior (22s70). “Fiquei feliz por ter melhorado o meu tempo desde a última competição. A minha prova é sábado, nos 50m borboleta, vou buscar superar o meu recorde e nadar para 22s. Tenho certeza que nesse ambiente, com toda essa estrutura da Unisanta me sentirei ainda mais confiante para ir atrás desse recorde”.

Para Felipe França, que conquistou o ouro nos 100m peito Sênior (01m01s70), foi uma grande estreia. “Essa foi a minha primeira medalha pela Unisanta. Tudo correu bem e eu conquistei essa medalha de ouro, começando a primeira competição importante com o pé direito”.

No revezamento 4 X 100m livre masculino a equipe da Unisanta ficou com a medalha de ouro e a de prata. A equipe B formada por Nicholas Santos, Guilherme Jackson, Guilherme da Costa e André Luiz Calvelo, completaram a prova em 3m27s47. Na equipe A, que levou a prata e chegou em 03m28s73, estavam os atletas Thiago Simon, Glauber Henrique Silva, Leonardo Gomes de Deus e Gabriel Cardenes.

Também subiram ao pódio:  Alessandra Marchioro, prata nos 50m livre Sênior (25s65); Gabriel Cardenes, prata nos 50m livre Jr2 (23s83); Victor Colonese, prata nos 1500m livre Sênior (15m46s14), a equipe A do revezamento 4 X 100m livre feminino, formada Alessandra Marchioro, Isabel Soares Fagundes, Daiene Marçal Dias e Joanna Maranhão, (3m49s11); e Rayssa Morais, bronze nos 50m livre Jr1 (27s97).

Com todos esses resultados a equipe da Unisanta terminou essa primeira etapa do campeonato em primeiro lugar com 402 pontos, com larga vantagem do segundo colocado, o Corinthians, que conquistou 244 pontos. Na terceira posição está o Sesi-SP, com 186 pontos e em quarto está o Pinheiros, com 167 pontos.

Uma piscina de muitos recordes – Como em 2015, quando foram quebrados 95 recordes no Complexo Aquático da Unisanta, nessa edição os atletas poderão melhorar os seus índices. Também marcaram seu nome na história da piscina ceciliana os atletas que quebraram os recordes de campeonato: Clarissa Maria Rodrigues (SESI-SP) – 50m livre (26s46); Leticia Rodrigues (Corinthians) – 1500m livre (17m14s68); Brandonn Almeida (Corinthians) – 1500m livre Sênior (15m26s12); e Beatriz Lima e Silva (SESI-SP) – 200m costas Jr2 (2m18s10).

Nessa primeira etapa já foram quebrados nove recordes de campeonatos, dois recordes brasileiros, dois recordes paulistas absoluto, dois recordes paulistas e um recorde sulamericano.

Colaboraram no 1º dia:  Vinicius Borges, Felipe Rey e Jaqueline Garcia (repórteres acadêmicos).