O atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Nicholas Santos, ganhou convite especial da Federação Internacional de Natação (FINA) e vai representar o Brasil no Mundial da Coreia do Sul. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (7), pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

O nadador não foi convocado pela CBDA para integrar a seleção brasileira no Mundial pois a Confederação estabeleceu como critério levar apenas atletas com índices em provas olímpicas. Como Nicholas é recordista mundial nos 50m borboleta, prova que não faz parte do programa dos Jogos, não foi relacionado na convocação da CBDA, em abril.

Em carta, a FINA declarou: “Após o excelente desempenho do nadador no FINA Champions Swim Series 2019, a FINA tem o prazer de convidar o Sr. Santos para participar do Campeonato Mundial da FINA que será realizado em Gwangju, em julho de 209. Dessa forma gostaríamos muito que a CBDA inscrevesse o Sr. Santos, levando em conta, é claro, as regras da FINA sobre o número de nadadores com índices A e B”

Nicholas afirma estar muito feliz com o convite da FINA para participar do Mundial. “Agradeço ao Cornel Marculescu – executivo da Fina – pela carta convite e pelas palavras. Feliz também com os resultados recentes no Fina Series, conseguindo meu melhor tempo, recorde sul-americano e 1º tempo do mundo no ano. Aproveito a ocasião para agradecer a Unisanta, Marcelo Teixeira, a coordenadora Rosa do Carmo, técnico Marcio Latuf, pelo suporte, estando ao meu lado todo o tempo”. Nicholas finalizou dizendo que a competição será muito forte e isso o motiva ainda mais.

Para o pró-reitor da Unisanta, Marcelo Teixeira, esse é um reconhecimento da FINA pela brilhante participação do Nicholas no Troféu Maria Lenk, representando a Unisanta, coroando uma exemplar carreira esportiva. “Nicholas é uma referência, um exemplo de dedicação, considerado um fenômeno por conquistar resultados tão expressivos, registrando novos índices e quebrando recordes em provas de velocidade. Um orgulho para o Santa Cecília e para os amantes do esporte”, concluiu.

Brilhantes resultados – Nicholas foi um dos principais destaques da Copa dos Campeões da Fina, vencendo a prova dos 50m borboleta, nas três etapas disputadas (China, Hungria e Estados Unidos). Em maio, em Budapeste, bateu a melhor marca da carreira nos 50m borboleta (22s60), e é o atual líder do ranking em 2019. É ainda o atual vice-campeão mundial desta prova e o nadador mais velho a subir ao pódio na Competição.

Clique aqui e leia na íntegra o comunicado!