O atleta, que já foi vice-campeão nos dois últimos mundiais, agora tem o melhor tempo do mundo nos 50m borboleta e grandes chances de conquistar o ouro

Prestes a embarcar em seu nono mundial, Nicholas Santos, nadador da Universidade Santa Cecília (Unisanta), é hoje o mais rápido do mundo na prova dos 50m nado borboleta. O atleta participará, nos dias 21 e 22 de julho, do Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em Gwangju, na Coreia do Sul, após ser convidado oficialmente pela FINA (Federação Internacional de Natação).

Antes de Gwangju, Nicholas tem algumas escalas. No dia 10 de julho, ele embarca para o Japão. Uma semana depois, vai para Seul (capital da Coreia do Sul), para, posteriormente, estar no local da prova.

“Estou muito feliz. Na verdade era uma prova para a qual CBDA não tinha convocado os atletas de 50m estilo, e eu recebi um convite oficial da FINA para participar, fiquei muito honrado com esse convite. Agora, na fase final da preparação, mais duas semanas e eu já embarco para o Japão”.

Aos 39 anos, a trajetória esportiva de Nicholas é considerada por alguns especialistas como “fora da curva”. Em dezembro de 2018, por exemplo, Nicholas fez história depois de conquistar o bicampeonato no Mundial de Natação, tornando-se o atleta mais velho a vencer.

“Quero agora tentar buscar uma marca bem mais baixa do que o meu resultado, 22s60. Quero nadar entre 22s2, 22s4. Esse é o objetivo pessoal na prova”. Mas o atleta afirma que só de estar nessa competição já é uma vitória. “Uma quebra de barreira do mundo, sou o único nadador do mundo com essa idade a conquistar uma medalha no mundial. Então, competir com atletas vinte anos mais novos – eu tenho 39 e os caras com 23/24 anos – para mim já é uma grande conquista”.

Sobre treinamento e recuperação, Nicholas afirma que é específico para provas de 50. “Eu acho que o que mais pesa para mim é a recuperação de treino, de reparação física, eu tenho que descansar um pouco mais, pois com filho pequeno, eu acabo potencializando mais esse cansaço. Tenho bastante controle nessa prova de 50m borboleta, então, nesse mundial o meu objetivo é, realmente, ganhar medalha, disputar e fazer um melhor resultado lá”.

Olimpíadas – E quem pensa que Nicholas para por aí está muito enganado. O nadador ainda sonha com medalha olímpica. “Este é o ano que tem a prova no Mundial, vou nadar os 50m borboleta e, para o ano que vem, o objetivo é treinar para os 50m livre, que é uma prova olímpica. Quero tentar entrar no time olímpico do Brasil também”.