A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) é a terceira colocada no ranking geral da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) nesta temporada 2002, depois da realização dos campeonatos de inverno. Com um total de 70 pontos, a UNISANTA figura atrás apenas do Minas Tênis e Clube de Regatas do Flamengo, que dividem a primeira colocação com 115 pontos.
Entre as instituições de ensino que atuam no chamado desporto comunitário, que engloba os clubes e demais associações esportivas, a UNISANTA é a melhor colocada, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) é a segunda melhor neste quadro e a sexta classificada no geral, com 53 pontos.

Pan-Pacífico – A UNISANTA terá quatro representantes no Torneio Pan-Pacífico de Natação, marcado para a primeira quinzena de agosto próximo, na Ilha de Okinawa, no Japão. Além do técnico Márcio latuf, três nadadores da UNISANTA foram chamados para compor a seleção brasileira: José Belarmino de Souza Filho, Thiago Cesar de Souza Pinto e Hugo José Duppré. Os integrantes da seleção brasileira participarão de um período de preparação no México, visando à aclimatação às condições de altitude.