A excelência do trabalho de base da natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) fica, mais uma vez, evidenciada. No fim de semana (22, sábado, e 23, domingo), a equipe santista conquistou o bicampeonato paulista petiz I e II de verão, em competição disputada na piscina do Clube Paineiras do Morumbi, na Capital. A UNISANTA, do técnico Rogério Marques Campos, dominou as duas categorias, superando, com folga, seu maior rival, o Esporte Clube Pinheiros.
Com o resultado, a Universidade fica bem próxima da posse em definitivo do Troféu José do Carmo Neves Filho, o Zequinha, que desde 1992 é colocado em disputa. A manutenção da hegemonia na próxima temporada, com a conquista do tricampeonato, garante a conquista do troféu que leva o nome de um dos maiores expoentes da natação ceciliana. Por muitos anos, Zequinha ocupou a coordenação da natação da UNISANTA, sendo um dos principais responsáveis por sua estruturação.
A UNISANTA, que teve sua comissão técnica integrada ainda por Fernanda do Carmo Lopes (auxiliar-técnica) e Fernando Biazzoto (estágio acadêmico), além da coordenadora Rosa do Carmo José, somou 451 pontos, contra 403,50 do Pinheiros. O Corinthians terminou na terceira posição, com 342 pontos, seguido ainda pela Prudentina, 175,50, e São José, 137 pontos.
Por categoria, a UNISANTA também ficou com os títulos em disputa, totalizando 211 pontos na petiz I. O Pinheiros somou 176 pontos, seguido pela Prudentina, com 153; Corinthians, 134, e Juventus, 109.
Na petiz II, a UNISANTA venceu com 240,50 pontos, seguida pelo Pinheiros, com 227 pontos; Corinthians, 208 pontos; São José, 88 pontos, e Serc/São Caetano, 81,50 pontos.

Medalhas – No total, a UNISANTA conquistou 16 medalhas, sendo uma de ouro, 13 de prata e duas de bronze. Luís Fernando Diniz Neves, petiz II, garantiu ouro para a Universidade, na prova dos 800 metros nado livre, com o tempo de 10m03s62.
Mas a conquista do bicampeonato não se expressou nos resultados individuais e sim na força de um conjunto, que se mostrou coeso e consistente. “Prova disso ficou por conta do excelente desempenho nas provas de revezamentos (obteve medalhas em todas). Além disso, os bons resultados de miolo (de quarta a oitava posição) demonstram que a equipe já não depende da performance de um ou outro valor individual”, destaca a dirigente Rosa do Carmo José.

Brasileiro Juvenil – A UNISANTA terminou em 16º lugar no Campeonato Brasileiro Juvenil I e II de Natação/Troféu Carlos Campos Sobrinho, disputado na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Sob o comando do técnico Gerson Pazian, a representação santista, somou 33 pontos. O Pinheiros sagrou-se tricampeão, com 409 pontos.

Paulista Júnior e Sênior – O melhor da natação estadual e brasileira tem presença confirmada na mais importante competição do calendário de verão da Federação Aquática Paulista, o Campeonato Júnior I e II e Sênior, de quinta-feira (27) a domingo (30), no Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos.
Nesta segunda-feira (24), começou a ser montada a estrutura de apoio, que consta de arquibancadas moldáveis, cabine de controle e demais equipamentos. Já nesta terça-feira (25), a Federação Aquática Paulista divulga o balizamento da competição, com a definição dos cortes do start list.
Esporte Clube Pinheiros e UNISANTA, as duas maiores forças da natação brasileira na temporada travam mais um duelo de alto nível. O clube da Capital venceu os dois Campeonatos Brasileiros Absolutos de Verão (Troféu Brasil) e Inverno (troféu José Finkel), deixando o representante santista na segunda colocação. Já no Paulista de Inverno, deu-se o inverso, com a UNISANTA sagrando-se campeã.
A competição, que antecede a realização dos Campeonato Brasileiros Júnior e Sênior de Verão, coloca mais uma vez em disputa o Troféu Alberto Martin Perez, Campeão nas duas últimas temporadas, o Pinheiros precisa apenas de mais uma vitória para ficar com a posse definitiva do Troféu. A UNISANTA, única entidade fora o time da Capital a ostentar títulos paulistas júnior e sênior nos últimos 30 anos, luta pela repetição da performance de 2000, quando quebrou uma série de 25 anos de conquistas do Pinheiros, em competições de Verão.
No Paulista de Inverno deste ano, a UNISANTA colocou fim a uma hegemonia de 30 anos do clube paulistano em disputas dos gênero.

O CAMPEONATO – O Paulista de Verão Júnior I e II e Sênior será disputado em quatro dias, com suas 126 prova distribuídas por sete etapas. Na primeira delas, na tarde (16h30) do dia 27/11 (quinta-feira), serão realizadas as disputas de longa distância (800 e 1500 metros nado livre).
As disputas destinam-se aos atletas nascidos em 1986 (17 anos), júnior I; 1985 e 1984 (18 e 19 anos), júnior II, e de 1983 para trás (a partir de 20 anos), sênior.
Ao contrário do que ocorre nas competições da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, nas quais as provas de 800 e 1500 metros são disputadas por ambos os sexos. No Paulista de Verão prevalecerá a tradição de apenas mulheres disputarem os 800 metros e os homens, os 1500.
O regulamento prevê finais por tempo para todas as provas, sendo que as longas, ao contrário das demais, terão os donos de melhores tempos atuando na primeira série, enquanto os piores tempos competirão na última série.
As provas de 400 metros nado livre e 400 metros nado medley (quatro estilos) seguem essa orientação. Nas demais provas prevalecerá o sistema habitual de inserir-se os donos de melhores tempos na última série.
Cada atleta poderá participar de até quatro provas individuais, com no máximo duas por etapa ou três por dia. A participação nos revezamentos (quatro no total) é livre.
Pelo cronograma das provas, competem pela ordem e. em separado, as categorias femininas de júnior I, júnior II e sênior. Depois, atuam as masculinas.
Nas etapas da manhã, as provas serão disputadas sempre a partir das 8h30, com o aquecimento das 7 às 8h15. No período da tarde, elas começam às 16h30, com aquecimento das 1h30 às 16h15.