A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) foi brilhante nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana. Representada por três atletas, que competiram por três diferentes países, e por seu técnico principal, a UNISANTA teve um desempenho superior ao de mais das metade das nações envolvidas na competição.
Com quatro medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, a Universidade Santa Cecília figuraria à frente de 23 países na classificação dos Jogos Pan-Americanos, incluindo Panamá, Bolívia, Nicarágua. Paraguai, Ilhas Virgens. Costa Rica, Honduras e Haiti.
Monique Ferreira, pelo Brasil, Georgina Bardach, pela Argentina, e Serrana Fernandez, pelo Uruguai, além do técnico Márcio Latuf, representaram a UNISANTA em Santo Domingo, onde, além das medalhas, foram responsáveis por quatro recordes continentais.
Nadadora brasileira com o melhor desempenho na soma de medalhas nos Jogos Pan-Americanos, Monique Ferreira somou três medalhas, sendo uma de prata, nos 4×200 metros nado livre, e duas de bronze, nas provas do 400 metros nado livre e no revezamento 4×100 metros nado livre. Nas provas de revezamento, as equipes brasileiras estabeleceram as novas marcas continentais: 3m47s05 (4x100m) e 8m10s54 (4x200m).
A nadadora Argentina Georgina Bardach, que atua há quatro temporadas pela UNISANTA, conquistou ouro na prova dos 400 metros nado medley, além de estabelecer o novo recorde sul-americano, com 4m43s40.
Georgina foi ainda quarta colocada na prova dos 200 metros nado borboleta, na qual tirou de Monique Ferreira a marca sul-americana, ao estabelecer 4m13s23.
Completando a participação de atletas da natação da UNISANTA em Santo Domingo, a uruguaia Serrana Fernandez obteve o quinto lugar nos 100 metros nado de costas.

TORNEIO AMISTOSO – UNISANTA e Pinheiros levaram grande vantagem sobre o Minas Tênis Clube no Torneio Amistoso, que reuniu as três maiores forças da natação brasileira, na piscina da Universidade Santa Cecília, neste sábado (16/8). A competição serviu como parte da preparação das equipes para a mais importante competição nacional do segundo semestre, o Troféu José Finkel/Campeonato Brasileiro Absoluto, a ser realizado de 23 a 28 de setembro, na piscina da UNISANTA.
Das 32 provas do programa, 3o foram vencidas pelas duas principais equipes do Estado de São Paulo e do País. O Pinheiros, atual campeão brasileiro, levou pequena vantagem sobre a UNISANTA, atual campeã paulista, vencendo 16 provas, contra 14 do time santista. O Minas Tênis obteve duas vitórias.
Os melhores nadadores brasileiros, a exceção daqueles que se encontram em Santo Domingo, na República Dominicana, onde foram disputados os Jogos Pan-Americanos, estiveram participando deste Torneio Amistoso, que teve o mesmo programa de provas adotado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos no Troféu José Finkel.