A Universidade Santa Cecília (UNISANTA) terá quatro nadadores e mais o técnico Márcio Latuf, o psicólogo João Carlos de Barros e o médico Marcus Bernhoeft na I Clínica Pan-Americano 2007 CBDA/CORREIOS/ COB de Natação, de 9 a 16 de outubro, em Brasília.

O evento tem a intenção de reunir os atletas com maior probabilidade de convocação para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, para uma avaliação, treinamento, exposição geral de objetivos e compromissos até as duas competições alvo.
Eduardo Fischer, especialista em provas de nado de peito; Monique Ferreira, 200 e 400 nado livre; Monick Avelino Perez, 800 e 1500 livres e Joel Moraes dos Santos Júnior, 50 e 100 metros nado livre, são os nadadores da UNISANTA convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para essa I Clínica Pan-Americano 2007 CBDA/Correios/COB de Natação

Os critérios de escolha dos atletas que participarão da Clínica Pan-Americana foram estabelecidos pela CBDA, com aprovação dos cinco integrantes da Comissão Técnica Permanente e com conhecimento dos 32 membros do Conselho Técnico Nacional.
Para selecionar este grupo de talentos, primeiro foram destacados os 32 melhores num confronto de tempos entre o ranking da temporada de 2004 e o ranking da temporada de 2005, em piscina de 50 metros, nas provas olímpicas que constam no programa pan-americano. Os atletas têm que ter participado do último Troféu José Finkel.

Pela eficiência técnica dos revezamentos brasileiros nas últimas edições dos Jogos Pan-Americanos, foram convocados os cinco primeiros dos 100m e 200m livre feminino e masculino.

Seguindo o regulamento do limite de inscrição dos Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos, nas provas individuais estarão o titular de cada prova ou seu substituto imediato. Para completar os 32 serão os escolhidos os atletas com os melhores índices técnicos.
No caso de superposição, provocando sobra de vagas para completar os 32 atletas, serão escolhidos os que completem a relação, na ordem de melhor índice técnico.

Completaram os 40 atletas, os oito melhores índices técnicos (quatro no masculino e quatro no feminino) do Troféu José Finkel 2005, nas provas olímpicas constantes do programa de provas do Pan-Americano.

A CBDA se responsabiliza pelos custos de deslocamento nacional até Brasília de todos os convocados, bem como pelo transporte de finalistas olímpicos que residam no exterior. Também serão por conta da Confederação as despesas com hospedagem, alimentação, exames, transporte interno e avaliações.

Os técnicos que trabalharão na I Clínica Pan-Americana são os da Comissão Técnica Permanente – Alberto Silva, Omar Gonzáles, Márcio Latuf, Ricardo Gebauer e Leodegário Arruda. Além dos profissionais que compõem a Comissão, serão convocados outros cinco técnicos dos atletas que confirmarem suas presenças na Clínica Pan-Americana 2007. Três pelos tempos da temporada 2004 x 2005 em piscina de 50 metros e dois pelos índices técnicos do Troféu José Finkel.

A equipe multidisciplinar que trabalhará no projeto terá o médico Marcus Bernhoeft, da UNISANTA, o psicólogo João Carlos de Barros, da UNISANTA, e o biomecânico Paulo César Marinho. Durante a Clínica, todas as análises estarão à disposição do público no Canal Técnico no portal da CBDA (www.cbda.org.br).