Com uma chegada espetacular e a prova sendo definida apenas na “batida de mão”, o nadador Luís Lima, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), venceu a quarta edição da Travessia dos Fortes, entre Copacabana e o Leme, no Rio de Janeiro. Tricampeão da prova, Luís completou o percurso de 3.800 metros em 41m47, um segundo a frente de Glauco Rangel, que chegou a dominar a disputa, inclusive nos 800 metros finais, O baiano Allan Lopes, do Costa Verde da Bahia, de apenas 15 anos, fez 41m58. Entre as mulheres, Monique Ferreira, também da UNISANTA, nadou pela primeira vez em Copacabana e ganhou a prova com 44m56. Maria da Penha Cruz, da Aert do Espírito Santo, ficou com o segundo lugar (45m00) seguida por Natalya Yakovleva, do Minas Tênis (45m05). Bárbara Jatobá, também da UNISANTA, foi a quarta colocada (45m10).

O mar calmo e quase sem ondas escondeu o grande adversário dos atletas este ano: o gelo. Os 14 graus do mar deixaram todos os nadadores batendo queixo. “Foi a mais difícil de todas as travessias que já fiz. A largada já foi complicada, pois tive que lutar com muita gente. A água estava fria no início e no meio da prova pegamos uma corrente quente, depois voltamos para o frio e isso quase complicou tudo. O alto nível dos concorrentes também foi um ponto a se destacar”, disse Luiz.

Monique, finalista em Atenas no revezamento 4x200m livre, decidiu em cima da hora interromper o descanso de final de ano para se inscrever na Maratona. Acabou campeã. ” Não nadava em mar aberto há dois anos e decidi na última hora. Foi a primeira vez na Travessia dos Fortes. A água gelada quase me fez desistir mas na penúltima bóia consegui dar um sprint e passar a Natálya, que estava na frente. O prêmio foi um super presente de natal”.

Os dois nadadores da UNISANTA, Luiz e Monique, levaram para casa 10 mil reais cada. Os segundos colocados ficaram com cinco mil e quem chegou em terceiro, 3 mil reais cada um. O quarto e quinto lugar faturou, respectivamente, dois e 1,5 mil reais. Os ganhadores de cada uma das 17 categorias ganharam bicicletas. Entre eles, Cyro Delgado, primeiro colocado da categoria master D (40 a 44 anos) e Djan Madruga, campeão da master E (45 a 49 anos).

Em sua quarta edição, a Travessia dos Fortes reuniu um número recorde de participantes: 4.300 no total, sendo 3.500 no masculino e 800 no feminino. Monique, que na chegada precisou de um cobertor para se aquecer, disse ainda: “Encontrei muita dificuldade diante da temperatura da água, mas o pessoal da UNISANTA teve estar muito feliz”, afirmou a nadadora, que assumiu a liderança a partir da penúltima bóia de sinalização.

Monique, que há dois anos atua pela UNISANTA, fez questão de destacar a infra-estrutura oferecida pela instituição de ensino. “Tenho todo apoio necessário para desenvolver o meu esporte. A UNISANTA oferece o mesmo que as universidades norte-americanas, destacando-se hoje como uma referência para a natação brasileira”.

Luís, que optou por um trajeto mais longo, fugindo da concorrência dos demais integrantes do primeiro pelotão, ficou um pouco para trás nos 800 metros finais, até desenvolver um sprinter vencedor nos últimos 200 metros. Ele chegou praticamente junto com Glauco Rangel, atual campeão paulista de águas abertas, mas foi mais rápido ao tocar a faixa de chegada, garantindo a vitória. “Foi uma prova muito difícil, mas só tenho a agradecer a UNISANTA e a Cebion pelo apoio que me têm dado”, destacou o atual recordista brasileiro dos 400 e 1500 metros nado livre.

ELOGIOS – A competição, que pleiteia um lugar no calendário dos Jogos Pan-Americanos, fez parte dos eventos preparatórias para 2007 e foi sucesso de organização. Com transmissão ao vivo pela Rede Globo, no Esporte Espetacular, foram 4.300 atletas inscritos e grande público que assistiu a chegada no Leme, ao lado do Forte Duque de Caxias. Foram 393 pessoas envolvidas no esquema de segurança em terra e no mar.

Para o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, a prova mereceu nota dez. “Foi uma prova excelente, tanto do ponto de vista técnico como de organização. A transmissão da TV Globo, que já comprou os direitos do Pan, teve um padrão olímpico, o que nos deixou muito tranqüilos para 2007. E mais uma vez o Exército Brasileiro mostrou seu apoio ao esporte”, afirmou.

O Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, também destacou a logística da competição. “Esta é uma competição que necessita de uma preparação detalhada e cuidada. Este cenário tão bonito e o nível da organização só reafirmam a capacidade da cidade e mostram que vamos receber muito bem nossos irmãos pan-americanos”, disse.

A Travessia dos Fortes foi realizada e organizada pelo Exército Brasileiro, pelo COB e pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, com direção técnica da CBDA e da FARJ, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.