A atleta faleceu ao ter uma parada cardíaca durante travessia do Canal da Mancha, entre o Reino Unido e a França.

O Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dr. Marcelo Teixeira, foi uma das fontes de ampla reportagem do site Uol, sobre o falecimento da maratonista Renata Agondi, que ocorreu enquanto nadava no Canal da Mancha, em 23 de agosto de 1988

Um dos momentos abordados foi o livro de Marcelo,  “Revolution 9”, nome de um  diário da atleta.  Ele contou que conheceu Renata Agondi na época de dirigente de natação. “Nós tínhamos uma equipe aqui na cidade de Santos e competíamos regionalmente entre os próprios clubes”.

Ele falou  de forma emocionada ao site sobre o legado da nadadora. “ Acho que é um legado onde ela nadou contra correntes, contra o mar, como ela dizia “sinistro”, de um mar como o Canal da Mancha.  O Pró-Reitor também conta que a partir da morte de Renata Agondi os organizadores começaram de fato a ter um cuidado maior na organização, no credenciamento daqueles que participam da travessia, além de outros itens como segurança e quanto as pessoas que acompanham esses nadadores.

Marcelo também lembra da primeira medalha da natação brasileira no feminino, conquistada pela então atleta da Unisanta, Poliana Okimoto. bronze feminino na maratona aquática durante as Olimpíadas do Rio em 2016.

Renata Agondi não cumpriu a ordem de interromper a travessia devido aos problemas apresentados durante ao desafio. Ela aumentou o ritmo das braçadas demonstrando indignação e tentando se afastar do barco para não tocá-lo. “Naquele instante ela quis se desvincular das orientações erradas e chegar à costa. Mas quando ela quis dar o sprint final sentiu o mal-estar fatal”, conta Marcelo Teixeira.

“Revolution 9”  é o nome de uma música do álbum ‘The Beatles’, pertencente ao grupo de mesmo nome, em 1968,  e também do nome de um dos principais fã-clubes da banda inglesa. Uma vez que Renata era fã do grupo musical, ela  resolveu trocar o nome do diário, até então chamado de “Meu Querido Diário de Bordo”. Para mais informações sobre o livro Revolution 9 confira o site oficial. Veja também a matéria do UOL.