LAFES-Unisanta avalia equipe de vôlei profissional do técnico Zé Roberto

928

O Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde da Faculdade de Educação Física da Universidade Santa Cecília (LAFES-Unisanta) e o Departamento de Performance Humana do Grupo Amil avaliaram o time profissional de voleibol feminino do Clube Recreativo Barueri (GRB). A equipe tem como treinador o supercampeão olímpico Jose Roberto Guimarães e seu preparador físico Jose Elias Proença.

José Roberto Guimarães, o Zé Roberto, é ex-jogador de vôlei e atual técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino. Considerado legendário pela Federação Internacional de Voleibol, é o único técnico no mundo campeão olímpico com seleções de ambos os sexos: a seleção masculina em Barcelona 1992 e a seleção feminina em Pequim 2008 e Londres 2012. Único tricampeão olímpico do esporte brasileiro, ele também é formado em Educação Física.

As avaliações ocorreram no mês de julho e contaram com a participação do aluno do LAFES-Unisanta, Claudio Santos Silva, de profissionais formados na instituição, entre eles Jefferson Cabral, Iago Aguilar e Isadora dos Prazeres, além dos professores Debora Rocco e Alexandre Galvão, responsáveis pelo Laboratório das duas instituições.

Foram realizadas avaliações cardiopulmonares nas atletas para quantificação da capacidade física máxima (VO2max),  com detecção das variáveis metabólicas e ventilatórias durante esforço máximo. Com essas avaliações, Zé Roberto Guimarães e o preparador físico Zé Elias buscam aliar tecnologia de ponta para auxiliar na preparação das suas atletas e,  com isso,  disputar a superliga A, da elite do Voleibol Feminino.

O LAFES tem participação efetiva em revistas científicas importantes do Brasil e do mundo, com publicações nacionais e internacionais indexadas ao maior site científico na área da Saúde,  utilizado por toda a comunidade científica mundial.

O Laboratório desenvolve Pós-Gaduação voltada para a Especialização em Exercício Físico e Desempenho Humano para Doenças Crônicas e Degenerativas,  e também uma Pós-graduação a distância (EAD) em Fisiologia do Exercício.

Novos talentos do LAFES – FEFESP

Jefferson Cabral de Carvalho: graduado em Educação Física e Esportes na Unisanta, é especialista em Fisiologia do Exercício InCor-USP e mestre em Ciências InCor-USP.

Guilherme Ferreira: graduado em Educação Física e Esportes, é mestre em Ciências Faculdade de Medicina USP.

Leslie Virmondes:  professora do grupo AMIL e mestre em Educação Física.

Carlos Eduardo Lisboa: graduado em Educação Física e Esportes, é especialista em Fisiologia do Exercício InCor-USP e mestrando em Ciências InCor-USP.

Miriam Furtado: especialista em Fisiologia do Exercício InCor-USP

Especialistas em Fisiologia do Exercício pela Unisanta: Iago Aguilar; Isadora dos Prazeres: Peter Soler:  e Romulo Santana. Os alunos que compõe o LAFES são: Luigi Picoli, Ingride Xavier, Gabriela, Raquel, Tatiana Gonçalves, Roseli Ines, Claudio Silva, Mariana, Tauan Dantas. Eles desenvolvem projetos no laboratório e já apresentaram trabalhos em congressos nacionais.