Bartolo tem cursos de pós-graduação, é autor de livros na área e treina diversos campeões. A luta é uma das opções de esporte oferecidas no Poliesportivo para crianças a partir dos cinco anos e para adolescentes, com aulas ás terças e quintas-feiras.

Praticar esportes faz muito bem à saúde, além de exercitar o corpo, ajuda na concentração, nos estudos e rende energia para completar as tarefas do dia a dia. O Karatê é um desses esportes. Por fazer parte do grupo de luta, o atleta tem que trabalhar com o corpo e a mente. “A sua prática facilita a concentração, melhora o equilíbrio nervoso, desenvolve a flexibilidade e a coordenação. Além de contribuir para uma postura corporal adequada”, comenta o treinador Paulo Bartolo, ele já foi diversas vezes campeão do esporte e ministra as aulas no Poliesportivo da Santa Cecília.

A modalidade é aberta a qualquer pessoa que queira aprender sobre a arte do Karatê e não há restrição de idade. Crianças a partir de cinco anos podem participar e se beneficiar. “O desenvolvimento da autoconfiança e do sentimento de segurança são outros benefícios importantes”,  ressalta o treinador.

Formando campeões

A escolinha de Karatê da Santa Cecília já formou diversos atletas que se destacaram no mundo do esporte, alguns deles chegando às Seleções Paulista e Brasileira de Karatê, como Lorenzo Prieto (medalha de Ouro no Torneio dos Campeões 2017, Bronze no campeonato Open Arnold Internacional e Prata no Campeonato Paulista);  Letícia Carquist (medalha de Prata no Campeonato Open Arnold Internacional e Prata no Campeonato Paulista) e Matheus Bortolomasi (medalha de Bronze no Torneio dos Campeões e campeão da copa São Paulo 2017).

Inscrições – As aulas de karatê acontecem às terças e quintas-feiras, às 17h30.  Inscrições na Secretaria de Esportes, localizada no Bloco M (Rua Oswaldo Cruz, 277). Levar uma foto  3 x 4

Treinador Campeão de Karatê

Paulo Roberto Bartolo Filho nasceu em 8 de agosto de 1959, em Santos (SP). É engenheiro civil formado na Unisanta, professor de Educação Física e de Pós-Graduação. Especializado em Treinamento Desportivo e Pós-Graduado em Karate – Metodologia de Treinamento Físico e Psicológico pela Unisanta, com cursos de especialização na Inglaterra, com o prof. David Harzard (1996), em Madri, Espanha, com o professor Juan Alcade (1996), e com conceituados mestres no Japão. Graduado 6º Dan pela Confederação Brasileira de Karate – 2011.

Foi técnico campeão em diversas ocasiões, no Brasil e no exterior. Entre os títulos, destacam-se: o Sul-Americano JKA em Buenos Aires – Argentina, em 2009; JKA no Sul-Americano de Santiago do Chile, em 2008o Sul-Americano de Montevidéu no Uruguai, em 2007o IV Annual Invitational Championships em Miami, USA, 1998; o Florida Sunshine Cup de Miami, em 1997; o Torneio Internacional da Ilha de Wight, na Inglaterra, em 1996; o Sul-Americano em Montevidéu, no Uruguai.

Participou do evento Os Grandes Mestres da Europa e Japão – Hannover, na Alemanha – 2008. Foi técnico convidado para o Big Apple Challenge em New York, USA, 1999; para o Big Apple Challenge de New York, 1999.  E mais: professor no Gashuku Internacional da Califórnia em Irvine, USA, 2014.

Foi homenageado pela USA National Shito-Ryu School de Miami, onde recebeu a chave da cidade, em 1997; técnico da Seleção Paulista de Karate; bicampeão dos Jogos Abertos do Interior, 1987-1988; hexacampeão da Seleção de Santos nos Jogos Abertos, 1986-1987/1988-1989; delegado Técnico da Seleção Brasileira no Mundial WKF – Sun City, África do Sul, em 1996; da Comissão de Treinadores da Seleção Brasileira Adulta de Karate, Brasil, em 1996; técnico do Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karate, em Lima, Peru, em 1995.

Livros publicados

Karate-Do – O Caminho da Mão Vazia – lançado em 1994, com 2.000 exemplares e que se esgotou rapidamente; Karate-Do – História Geral e no Brasil – lançado em 2008, relata a história do esporte desde a sua origem; Karate-Do – Uma Visão Multidisciplinar, lançado em 2010, é texto básico para os cursos de extensão universitária e pós-graduação na Unisanta; Karate-Do – Primeiros Passos, lançado em 2012, orienta os praticantes e interessados aos primeiros conceitos do Karate-Do

Modalidades – Além do Karatê, outras modalidades são oferecidas no Poliesportivo, como handebol, capoeira, natação para crianças e adultos, vôlei, hidroginástica, basquete, futsal, hidroginástica com musculação e judô.