A maior competição universitária do Estado de São Paulo, os XXII Jogos da UNISANTA, conheceram neste sábado (14) os campeões de natação e judô. Já neste domingo (15), a partir das 14 horas, no Ginásio Poliesportivo da UNISANTA, serão realizadas as competições de caratê feminino e masculino. Os Jogos terminam no próximo dia 20 (sexta-feira), com as finais de futsal e basquete masculinos.
A cerimônia de premiação da natação teve como atração a presença do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que pouco antes havia sido homenageado pela direção da Universidade Santa Cecília, com o título de Mérito Comunitário. Queiroz entregou as medalhas aos melhores colocados dos 50 metros nado livre masculino.
Na natação, a grande surpresa ficou por conta da perda do título por parte da equipe feminina da Fefesp UNISANTA para a Fisioterapia UNISANTA, que somou 46 pontos contra 44 da então campeã, e que chegou a estar liderando (34 a 32) antes da realização da última prova do programa feminino, a do revezamento 4×50 metros medley.
A classificação da natação ainda teve a Educação Física Unaerp na terceira posição, seguida pela Arquitetura UNISANTA, FaAC e Biologia UNISANTA.
No masculino a Fefesp dominou a disputa e chegou a mais um título, com 72 pontos contra 44 da Engenharia UNISANTA. A Fisio UNISANTA ficou em terceiro, seguida pela EF Unaerp, FaAC, Federal de Cubatão, Adm UNISANTA e Odonto UNISANTA.

JUDÔ – Em uma competição de excelente nível técnico, que contou com cerca de 50 atletas, Fefesp e Educação Física Unaerp dividiram os títulos. A Fefesp venceu no masculino, seguida pela EF Unaerp e Engenharia UNISANTA, enquanto no feminino deu EF Unaerp, seguida pelo Fisio UNISANTA e Fefesp.
Com os resultados da natação e judô, a Fefesp assumiu a liderança isolada do masculino, com 41 pontos, contra 36 da Engenharia UNISANTA e 24 da Educação Física Unaerp. No feminino, a Fisio UNISANTA lidera pela primeira vez, com 23 pontos, contra 22 da Fefesp e 21 da EF Unaerp.

PROGRAMAÇÃO – Além das competições de caratê feminino e masculino, deste domingo (15), a partir das 14 horas, os XXII Jogos da UNISANTA têm nesta segunda-feira (16), a partir das 19 horas, o torneio por equipes do tênis de mesa masculino, no auditório do Bloco E.
A partir do mesmo horário, no Ginásio Poliesportivo, serão realizadas quatro partidas restantes das oitavas-definal do futsal masculino. Na programação: Guarujá x Fisio Unilus, Direito Unimonte x Relações Internacionais Unilus, Adm Universitas x Faac UNISANTA e Fisio Unip x Facce.
Já quanto às quartas-de-final do futsal masculino, o Comitê Organizador dos Jogos decidiu alterar a disposição das partidas, de modo a atender às necessidades de ordem técnica e de segurança. Assim, o jogo 43, entre Fefesp e Engenharia UNISANTA, que abriria a rodada, passa a ser o terceiro da noite, passando a contar com transmissão ao vivo pela Santa Cecília TV. O jogo 44 abre a rodada, seguido ainda pelo 45. Já o encontro 46 fecha a noitada.

FASES DECISIVAS – Nas rodadas de sexta-feira (13) e sábado (14) foram definidos os semifinalista de society (Fefesp x Facce e EF Unimonte x Fisio UNISANTA), xadrez masculino (Ciências UNISANTYA x Direito UNISANTA e Engenharia UNISANTA x Ciência do Computação da Unisantos) e handebol masculino (Engenharia UNISANTA x Faac e Direito Unisantos e Fefesp). Também já são conhecidos os finalistas de handebol feminino (Fisio UNISANTA x EF Unaerp), voleibol masculino (Fefesp x Engenharia UNISANTA), voleibol feminino (Fefesp x EF Unaerp) e futsal feminino (Farmácia Unisantos e Fisio UNISANTA).
Já estavam definidos os semifinalistas de basquete masculino (Fefesp x Engenharia UNISANTA e Ciências UNISANTA e Direito Unisantos).