Modalidade que mistura o esporte e a cultura urbana estará no programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020.

A Universidade Santa Cecília realiza, neste sábado (16), os I Jogos Escolares Unisanta –  Basquete 3X3. Inédito entre alunos do Ensino Médio, o evento será realizado das 8h às 13h, no Ginásio Poliesportivo da instituição e contará com a presença de cerca de 100 estudantes de 13 escolas da Baixada Santista.

A organização e arbitragem da competição estarão a cargo dos universitários da Faculdade de Educação Física e Esportes (Fefesp-Unisanta), com coordenação do Prof. Leonardo Teixeira Ramos, da disciplina de basquete, e apoio do Prof. Milton José Ribeiro (Mono), coordenador do Departamento de Esportes da instituição.

Alunos da escolinha de Basquete da Unisanta disputarão o evento. Entre as escolas participantes estão: Colégio Santa Cecília, Escola Primo Ferreira, Escola Fernando de Azevedo, Escola verde que te Quero Verde, Escola Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, Colégio Recanto, Colégio do Carmo, Colégio Objetivo, Colégio Stella Maris, Colégio Universitas, Colégio Jean Piaget, Colégio Itá e Colégio Liceu São Paulo.

Inspirado no jogo de rua praticado no mundo todo, o basquete 3X3 é considerado o esporte urbano número 1 do planeta. O jogo será disputado em meia quadra, com equipes compostas por quatro jogadores, sendo três em quadra e um reserva. As partidas terão duração de 12 minutos, sempre ao som de muita música.

A equipe vencedora receberá o troféu de campeã. Haverá ainda medalhas para as melhores equipes, do 1º ao 3º lugar, além do cestinha da competição.

Talentos Unisanta – Formado na Fefesp, Luiz Felipe Soriani é atualmente o melhor brasileiro no ranking internacional de basquete 3X3. Ele está convocado para integrar a seleção brasileira que disputará as Olimpíadas de Tóquio 2020.

Histórico – De acordo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a modalidade de Basquete 3X3 está se tornando uma peça-chave para o desenvolvimento do basquete em geral. Uma das principais forças do 3X3 é a simplicidade tanto com relação às regras do jogo quanto à infraestrutura exigida, permitindo a realização de torneios em pontos turísticos, com belas paisagens de pano de fundo. Pode ser jogado em qualquer lugar e por qualquer pessoa.

A estreia do 3X3 em competições internacionais aconteceu nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010, em Cingapura. O primeiro evento com seleções nacionais aconteceu em 2011, com o Mundial Sub-18. Em 2012, foi lançado o FIBA 3X3 World Tour, competição em que as equipes representam cidades e recebem premiações em dinheiro.

Em 9 de junho de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a inclusão da modalidade entre as que estarão no programa olímpico dos Jogos de Tóquio 2020.