Georgina Bardach, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) venceu mais um duelo travado com o grande destaque da natação feminina brasileira, Joanna Maranhão. Na manhã desta quinta-feira (5/5), a nadadora argentina que atua pela UNISANTA há seis temporadas conquistou o ouro nos 400 metros nado medley, com o tempo de 4m48s06, na segunda etapa de finais do Troféu Brasil-Correios/45º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão, que se desenvolve na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). A competição se estende até domingo (8), reunindo o melhor da natação brasileira.
Atingida por um sério problema de saúde, já que 12 de seus atletas e mais o técnico Márcio Latuf tiveram de ser medicados após apresentarem sintomas de infecção intestinal, a equipe da UNISANTA foi prejudicada na etapa, por não poder contar com três atletas que haviam conquistado vagas para as provas finais da manhã desta quarta-feira. Lilian de Paula Cerroni, Bárbara Jatobá e Ricardo Kojma tiveram de abrir mão da disputa dos 400 metros nado medley.
Atém da UNISANTA, o problema de infecção intestinal também atingiu a delegação do Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, e dirigentes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Todos se encontram hospedados no mesmo hotel. Mas o que preocupa, segundo a chefe da delegação da UNISANTA, professora Rosa do Carmo José, é o fato de que a atleta Fabíola Molina, do São José, do vale do Paraíba, também apresentou sintomas parecidos com os demais infectados, mesmo não estando no mesmo hotel. “Preocupada, a direção da CBDA, vem tentando encontrar a origem do problema”, destacou a dirigente.

DUELO – Georgina Bardach voltou a deixar Joanna Maranhão para trás em mais uma prova de Campeonato Brasileiro. A exemplo do que ocorreu nas duas últimas temporadas, tanto em competições nacionais, como internacionais, Georgina mostrou que, em termos de América do Sul, ainda é imbatível nas provas femininas de medley.
Joanna bem que tentou e chegou a liderar nas duas primeiras etapas (estilos costa e borboleta), mas já a partir do nado de peito, Georgina impôs seu estilo mais agressivo e fechou a prova com uma grande vantagem sobre a rival brasileira, no estilo livre. Joanna terminou mais de 2 segundos atrás, com 4m50s79.
Ainda na etapa, a UNISANTA conquistou medalhas de prata e bronze, como Monique Ferreira (2m05s25) e Monique Perez (2m05s32), nos 200 livres; bronze com Amanda Armelau (1m03s79), nos 100 borboleta; bronze no 4×50 livre feminino, com 1m47s20 (Natalia Grava, Monique Ferreira, Tamiris Nascimento e Amanda Armelau), e prata no 4×50 metros nado livre masculino, com José Meolans, Armando Pedroni, Fábio patrocínio e Cristiano Chagas.
A UNISANTA está em terceiro lugar na geral, com 629,50 pontos, sendo superada pelo Minas, com 890 e Pinheiros, com 1.114,50. No masculino, a UNISANTA também está em terceiro, com 307 pontos, mesma colocação registrada no feminino, com 322,50 pontos.

OUTRAS MEDALHAS – Na etapa anterior Luiz Lima venceu os 1500 metros nado livre, registrando o tempo de 15m49s39. Nesta mesma prova, mais três nadadores da UNISANTA ficaram entre os primeiros: Juan Pereyra, em 4º, Thiago Tognozzi, 7º, e Rafael Gonçalves, 8º
Nos 200 peito, Tales Cerdeira foi bronze, com 2m19s17. Eduardo Fischer, grande favorito nos 50 e 100 peito, foi o quarto colocado. Juliana Tanaka, da UNISANTA, na versão feminina dos 200 peito, ficou com a prata, com o tempo de 2m41s65. Maressa Nogueira foi a oitava colocada.
Nesta sexta-feira (6/5), a partir das 10 horas, serão realizadas as finais das seguintes provas da terceira etapa de finais: 400m livre (fem e masc). 200m costas (fem e masc), 50m borboleta (fem e masc) e 4x200m livre (fem e masc)
Ainda na programação: Quarta etapa – (eliminatórias – 17 horas, de sexta-feira, 6/5 – finais – 9h30, de sábado, 7/5) – 50m peito (fem e masc), 200m borboleta (fem e masc), 1500m livre (fem), 800m livre (masc) e 4x100m medley (fem e masc). Quinta etapa – (eliminatórias – 17 horas, de sábado, 7/5 – finais – 9h45, de domingo, 8/5) – 100m livre (fem e masc), 100m costas (fem e masc), 100m peito (fem e masc), 200m medley (fem e masc) e 4x100m livre (fem e masc).
A delegação santista em Belo Horizonte tem a chefia da professora Rosa do Carmo José, com o técnico Márcio Latuf desempenhando as funções de coordenador técnico. Além deles, compõem a Comissão Técnica da UNISANTA: Gerzon Pazian, Ricardo Carvalho, Alexandre Indiani, Hector Sosa, Orlando Mocagatta e o massagista Nei Roblis.
Compõem a equipe da UNISANTA em Belo Horizonte: Atletas – Amanda Brandão Armelau, Amara Mesquita Velloso da Silva, Ana Carolina de Castro Muniz, Ana Carolina Moreira Juvenal, Analice Caldeira Federice, Bárbara Mendonça Jatobá, Carine Vieira de Souza, Fabiana Freitas Cieslak, Fernanda Figueiredo Marques, Fernanda Reis Marinho, Flávia Marques Alves Souza, Georgina Bardach Martin, Isabela Amblard, Juliana Tiemy Tanaka, Larissa Freitas Cieslak, Lílian de Paula Cerroni, Marcela da Silva Souza, Maressa Nogueira, Michelle Lenhardt, Monique Andrade Ferreira, Monick Avelino Perez, Natália Ferro de Grava, Natália Sá dos Santos, Patrícia da Cruz Santos, Rebeca Bianca Bretanha e Tamiris dos Santos Nascimento.
Alexandre Andreoli Silva, Armando Pedroni, Christiano Chagas dos Santos, Derik Paoli de Jesus, Diego Tilly Moura, Eduardo Aquiles Fischer, Fabio Gonzaga Patrocínio, Fernando Ernesto Pires dos Santos, Fernando Biazzoto, Hugo José Duppre, Israel Peresin Murat, Joel Moraes dos Santos Júnior, José Martin Meolans, Juan Martin Pereyra, Leandro M Esteves, Luiz Lima, Marcus Vinicius Moura Carvalho, Rafael Ribeiro Gonçalves, Raphael Bydlowski, Ricardo Yuzo Kojima, Rogério Karfunkelstein, Tales Rocha Cerdeira, Thiago César de Souza Pinto, Thiago Tognozzi, Vinicius Rocha Barbosa Waked e Viktor A Waked Fonseca. Comissão Técnica: Coordenadora Prof. Rosa do Carmo; Técnico e Coordenador técnico Prof. Marcio Latuf; Técnicos: Gerson Pazian. Ricardo Carvalho, Alexandre Indiani, Hector Sosa e Orlando Mocagatta. Massagista: Nei Roblis.