A equipe de Natação da Unisanta quebrou três recordes, conquistou dez medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e quatro de bronze, e quebrou três recordes, com o Felipe Ribeiro.

slideÓtimos resultados e muitas quebras de recordes foram os destaques do Campeonato Paulista Juvenil I e II de Natação de Inverno – 2014, realizado pela Federação Aquática Paulista (FAP) entre os dias 24 e 25 de maio, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). Foram 33 recordes batidos entre os paulistas e de campeonato, nas 64 provas disputadas entre os 44 clubes que participam da competição. Entre os principais clubes, além da Unisanta, estavam o Pinheiros, o Corinthians e o SESI.

Um dos maiores destaques foi o atleta Unisanta, Felipe Ribeiro, que bateu três recordes, conquistou o melhor Índice Técnico na prova dos 100m livre e foi o segundo maior pontuador de todo o Campeonato.

Na primeira prova que nadou no sábado, faltaram apenas 39 centésimos para Felipe Ribeiro igualar o recorde paulista de Cesar Cielo nos 50m livre, categoria Juvenil II. O atleta bateu o recorde de campeonato, com o tempo de 23s68, levando a medalha de ouro. O recorde anterior era de João Vitor Faccioti, do Pinheiros (23s89), conquistado em 2012. Já o recorde paulista é de Cielo, feito em 2003, na marca dos 23s29.

Continuando a quebra de recordes, Felipe bateu o recorde paulista e de campeonato nos 200m livre, com 1m52s44, garantindo sua segunda medalha de ouro na competição. O recorde paulista anterior (1m53s53) era de Victor Furtado, do Corinthians (2013), e o recorde de campeonato era de Diego Stelzer, também do Corinthians, com o tempo de 1m54s47, feito em 2012.

Na manhã de domingo (25), Felipe conquistou a sua terceira dourada, na sua principal prova, os 100m livre e bateu também o recorde de campeonato, com o tempo exato de 51s. O recorde anterior (51s65) era de Pedro Henrique Silva Spajari, do Pinheiros, conquistado em 2013. “Estou muito feliz porque essa era a minha prova. Cheguei nos 51 segundos, mas agora vou treinar ainda mais pra chegar nos 49”, contou.

O atleta da Unisanta ainda conquistou uma medalha de bronze, nos 100m borboleta, com o tempo de 56s18 e ajudou a equipe da Unisanta a ganhar mais três medalhas nas provas de revezamento na categoria Masc – Juvenil 2. O ouro no revezamento 4 X 100m Livre, ao lado dos atletas Matheus Wander Haagen Morais, Lucas da Silva e Marcelo Luiz Bitencourt Fernandes. A prata nos 4 X 50m livre, com Leonardo Monteiro Vicente da Silva, Lucas da Silva e Matheus Wander Haagen Morais. E um bronze nos 4 X 100m medley, com Amra Kassem Hamad, Paulo Dias Ignácio Junior e Marcelo Luiz Bitencourt Fernandes.

Outros destaques – Também subiram no pódio em conquistas individuais pela Unisanta, na categoria juvenil 2, o atleta Marcelo Luiz Bitencourt Fernandes, que garantiu a medalha de prata, nos 200m borboleta, com o tempo de 02m11s92 e o bronze nos 400m medley, com 4m46s60; e o atleta Paulo Dias Ignácio Junior, que levou o bronze nos 200m peito, com 2m2s93.

“Já tinha conquistado medalhas em outros paulistas, mas depois de toda a preparação aqui na Unisanta consegui baixar meu tempo. Foi o melhor paulista da minha vida”, disse o nadador Marcelo Luiz Bitencourt Fernandes.

Para o supervisor técnico da FAP, Arthur Ramalho, os resultados deste paulista evidenciam ainda mais a eficiência dos clubes do Estado de São Paulo. “Neste ano o nível do campeonato melhorou muito comparado ao ano passado. As equipes paulistas vêm em uma crescente muito boa. Os exemplos são os atletas Matheus Santana e o Felipe Ribeiro, da Unisanta, que estão quebrando recordes atrás de recordes”, afirmou Ramalho.

Os resultados realmente foram muito positivos do Campeonato Paulista de Natação Juvenil de Inverno, avalia coordenadora de Natação da Unisanta, Profa. Rosa do Carmo José. “Esta é uma faixa etária de transição, que revela talentos. Grandes nomes estão sendo revelados, e que ainda nos irão dar muitas alegrias. E o grande número de recordes quebrados mostra a qualidade da piscina da Unisanta”, declarou Rosa.

A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, ressaltou a importância do esporte estar associado à educação. “Não que um clube não seja, mas o ideal para o atleta é a prática esportiva na universidade.” Lúcia destacou também o espírito esportivo dos nadadores. “Alguns ficaram doentes, mas estão aqui, dando apoio aos outros. Mais do que as medalhas, ocorreu a superação. A água está maravilhosa. Este campeonato é importante para Santos e a Região. Outros campeonatos virão, Santos é a cidade mais esportiva do Brasil”, afirmou a presidente.

Para o técnico da Unisanta, Marcio Latuf, os resultados são excelentes em matéria de medalhas e superação. “A maioria dos nadadores conseguiu melhorar seus tempos. Ficamos na disputa acirrada pelo terceiro lugar com o SESI. A natação um esporte de alto rendimento e a Unisanta coordena muito bem esse trabalho, com uma equipe multidisciplinar composta por dois psicólogos, uma nutricionista, um fisioterapeuta, além do atendimento médico e os cursos que eles frequentam, no Colégio Santa Cecília ou na Faculdade”, completou Latuf.

Na pontuação geral do Campeonato Paulista Juvenil de Natação a Unisanta ficou em quarto lugar com 263,50 pontos. O primeiro lugar ficou com o EC. Pinheiros, com a pontuação total de 1.426, o segundo com o Sport Clube Corinthians, que conquistou 913,50, pontos e em terceiro com 266 pontos ficou o Serviço Social da Indústria, o SESI.​