A Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta) entrou em ação mais vez. A partir das 0h da última quarta-feira (27), os alunos participaram do tradicional Dia do Desafio, com diversas atividades promovidas em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, a Secretaria Municipal de Esportes e o SESC.

A primeira ação aconteceu na praia. À meia noite, cerca de 80 estudantes do 4º ano da Fefesp participaram da corrida noturna do Sesc. Os alunos deram orientações sobre aquecimento e alongamento aos participantes, além de ajudar na organização da corrida. A docente Vera de Assis também participou do evento.

Das 8h às 12h, as atividades realizadas no Sambódromo da Zona Noroeste da cidade também tiveram apoio dos estudantes da Fefesp, com orientação do Prof. Douglas Verônico. Os alunos do 2º ano promoveram atividades recreativas e esportivas com crianças da rede municipal de ensino. Já a turma 4º ano esteve no Emissário Submarino desenvolvendo atividades com crianças e adultos e com a participação da Profa. Vera de Assis.

No mesmo horário, no Sesc-Santos, foram realizadas atividades adaptadas para pessoas com deficiências físicas e intelectual. Os universitários do 3º ano organizaram ações recreativas e esportivas, sob orientação do Prof. Márcio Rodrigues dos Santos, da disciplina de Esportes Adaptados.

No período da tarde, os alunos ofereceram ginástica laboral em algumas empresas da cidade.

Às 19h, o grupo esteve presente no encerramento das atividades do Dia do Desafio, no Sesc-Santos. As atividades serão supervisionadas pelo coordenador da Fefesp, Prof. Nicolau Teixeira Ramos.

Dia do Desafio – O evento foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All), e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO, e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.

É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Em 2015, o Dia do Desafio acontecerá em sua 21ª edição e, desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no País, até o ano de 2016.

Nesta edição, Santos enfrentou a cidade de Santiago de Cuba.