O equilíbrio foi a tônica do Torneio Regional de natação de Juvenil a sênior, realizado no final de semana, na piscina longa (50 metros) do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Reunindo alguns dos maiores nome da natação brasileira, como Eduardo Fischer, Monique Ferreira, Christiano Chagas e Luis Lima, pela UNISANTA, André Schults, Flávia Delaroni, Lucas Salatta e Nicholas dos Santos, pelo Pinheiros, a disputa mostrou que as duas maiores forças do esporte no Brasil devem fazer um duelo emocionante no Troféu Brasil, no início de maio, em Belo Horizonte.
Em termos de pódio, as duas equipes estiveram rigorosamente iguais. Tanto UNISANTA como Pinheiros chegaram 45 vezes nas três primeiras posições. Os santistas, porém, levam vantagem nas chamadas posições intermediárias, já que reúnem valores bem mais homogêneos que o rival, que concentra suas forças nas provas de velocidade e consequentemente nos estilos livre e borboleta.
Eduardo Fischer, a nova estrela da equipe da UNISANTA, brilhou mais uma vez. Ele venceu as duas provas que disputou ( 50 e 100 metros nado de peito). Nos 50 metros ele chegou bem próximo de um novo recorde sul-americano, com 28s57, marca que lhe valeu o melhor índice técnico da disputa, com 101.75.
Nas 16 primeiras provas do programa, UNISANTA, do técnico Márcio Latuf, levou uma pequena vantagem sobre o Pinheiros, do técnico Albertinho, com 22 medalhas contra 21 da equipe paulistana. A UNISANTA obteve sete de ouro, sete de prata e oito de bronze, enquanto o Pinheiros teve sete de ouro, oito de prata e seis de bronze.
Pela UNISANTA, Lilian Cerroni, nos 200 medley; Thiago César Pinto, nos 100 costas; Fernando Biazzoto, nos 2200 peito; Monique Ferreira, nos 400 livres; Luís Lima, nos 400 e 1500 metros nado livre, e Eduardo Fischer nos 50 peito, con1uistaram medalhas de ouro.
Nas 18 últimas provas, a UNISANTA somou 23 medalhas, contra 21 do Pinheiros. O Clube Paulistano. no entanto, voltou a somara mais medalhas de ouro, com 12 contra seis. Nas de prata, a UNISANTA teve oito contra sete e nas de bronze, nove contra cinco.
Nestas últimas provas, além de Eduardo Fischer, também venceram pela UNISANTA: Vinícius Waked, nos 200 livres; Lilian Cerroni, nos 400 medley; Christiano Chagas, nos 50 livres, e Rafael Gonçalves, nos 200 costas. A UNISANTA teve mais dois pódios completos: nos 400 medley feminino e 200 costas feminino.
Para o técnico Márcio Latuf, a competição ainda não oferece parâmetros que lhe permitam o melhor avaliação das possibilidades dos atletas da UNISANTA, já que eles ainda se encontram na fase de treinamento mais forte, sem chances de atingir seus melhores tempos. “De qualquer forma, porém, acredito que possamos conseguir bons resultados na temporada, já a partir do Troféu Brasil, marcado par o início de maio, em Minas Gerais”, destacou o treinador.
Na opinião da coordenadora de natação da UNISANTA, Rosa do Carmo José, “nossa expectativa é de que a Universidade possa atingir ao logo da temporada resultados que a mantenha entre as principais potências da natação brasileira”.