Principal competição esportiva universitária do Estado de São Paulo, os XXXIV Jogos da Unisanta serão realizados de 2 a 19/5.

A grande festa de abertura dos XXXIV Jogos da Unisanta será realizada na próxima terça-feira (2/5), a partir das 19h, com o desfile dos atletas representantes de 34 faculdades da Baixada Santista e a presença de cerca de 2.500 universitários. O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 255. Os convites para a entrada no evento foram distribuídos pelas Atléticas dos Cursos.

Competições – Esta é a maior edição dos Jogos em número de disputas e modalidades. Principal competição esportiva universitária do Estado de São Paulo, os XXXIV Jogos da Unisanta contarão com o número recorde de 250 jogos, divididos em 14 modalidades, no masculino e feminino.

As disputas serão realizadas de 3 a 19 de maio. Serão 14 modalidades, no masculino e no feminino: basquetebol, caratê, futevôlei, futebol society, futsal, handebol, judô, natação, tamboréu, tênis de mesa, tênis de praia, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Em 2016, a Engenharia Unisanta sagrou-se campeã no masculino e feminino.

Cerimônia de abertura – A rivalidade entre os participantes, sempre marcada pelo respeito e pelo congraçamento entre os concorrentes, começa no desfile dos candidatos a Rei e Rainha dos Jogos. Na oportunidade, serão escolhidos os sucessores de Samuel Costa Moraes, da Fisioterapia Unisanta, e Victória Luíza Gomes, da Direito Esamc, eleitos Rei e Rainha da edição anterior.

A participação no concurso é obrigatória. A organização oferece um total de R$ 2.000,00 em prêmios. Rei e Rainha levam R$ 500,00 cada; os segundos colocados, R$ 300,00, e os terceiros, R$ 200,00 cada um.

Inicialmente, os candidatos desfilarão em uniformes esportivos de suas respectivas atléticas. Depois, retornarão com trajes de banho. Haverá um ensaio prévio com os candidatos, na terça-feira (2), às 12h, comandado pela professora Maria Teresa da Silva Pires, do curso de Gestão Comercial – Moda da Unisanta.

Enquanto ocorrer a apuração do Concurso, haverá apresentações de dança organizada pelos alunos da Fefesp e de capoeira, liderada pelo prof. Mestre Márcio Rodrigues dos Santos.

Para o Corpo de Jurados, foram convidadas personalidades de destaque da sociedade, em diversas áreas. A presidência do Júri fica a cargo da pedagoga educacional Valéria Simões Teixeira.

Troféu Solidariedade – Além da competição esportiva, as Faculdades também participam do Troféu Solidariedade, entregue à atlética que mais arrecadar alimentos durante o período dos jogos, cuja campanha expressa o engajamento social de alunos universitários de toda a Baixada Santista.