Com a participação de 63 equipes (58 no masculino e cinco no feminino), a décima edição da Copa Bonga de Futsal, será iniciada no próximo dia 2 de agosto. Nesta temporada, a novidade fica por conta de um cerimonial de abertura, que inclui a participação das equipes envolvidas, juramento do atleta, exibição de um clip especial sobre os 10 anos de competição e um jogo-exibição envolvendo as equipes sub-11 do Santos FC e Gremetal (Grêmio do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos e Região).

As disputas terão início no dia 3 de agosto. Na primeira fase do masculino, as equipes jogarão em 12 grupos de quatro integrantes e dois grupos de cinco integrantes cada. Passa à segunda fase os campeões de grupos e mais os dois segundos colocados dos grupos de cinco integrantes.

No feminino, as cinco equipes jogam a primeira fase em turno único, no sistema round robin (um contra todos). As duas primeiras colocadas decidem o título em um jogo.

Os jogos da X Copa Bonga serão desenvolvidos até 19 de agosto, com arbitragem à cargo de oficiais da Liga Regional de Futsal do Litoral.