Com grandes chances de conquistar medalhas nas provas dos 400 metros livre e 50 metros borboleta, os atletas Monique Ferreira e Nicholas Dias, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em Santos (SP), embarcam para Barcelona, na Espanha, nessa quarta-feira, dia 16, quando representarão o Brasil, ao lado de nadadores consagrados como Gustavo Borges e Fernando Scherer, no 10º Mundial de Esportes Aquáticos. A competição de Barcelona servirá como seletiva para os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.
Orientados pelo técnico Márcio Latuf, Monique e Nicholas passaram por um treinamento em altitude, durante 21 dias, no México, visando um melhor desempenho no Mundial – maior evento da Federação Internacional de Natação (FINA) – e nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na Republica Dominicana, em agosto.
Conforme Latuf, a nadadora Monique possui experiência em grandes competições, já obteve o índice para o Pan e deve ter um desempenho ainda melhor que o obtido no Troféu Brasil, quando a UNISANTA foi a vice-campeã brasileira. Quanto a Nicholas Dias, o técnico acredita que ele possa bater o recorde de Fernando Scherer, nos 50 metros borboleta.
México – O treinamento que preparou os atletas santistas para as duas competições internacionais foi intensivo e completo, comenta Latuf. “Foram 21 dias de muito trabalho, manhã e tarde, de segunda a domingo”. Na primeira semana foi aplicado um treino de quantidade e qualidade leves, para uma adaptação fisiológica. A partir da segunda semana, os nadadores passaram para a etapa aeróbia, com aumento das sessões, e no final do período no México foi dada atenção especial à qualidade, revela.
Os atletas passaram por análises constantes de lactato, que permite verificar o consumo de energia e o condicionamento aeróbio, testes de amônia, bio-impedância, glicose, uréia, controle de peso entre outros.