Um grande público lotou as dependências do Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) para a apresentação oficial do Projeto Travessia Oceânica Renata Agondi, nesta sexta-feira (05/08), uma realização da instituição de ensino, com o apoio do Sistema A Tribuna de Comunicação, com suporte da Capitania dos Portos de São Paulo, Grupamento de Bombeiros, Federação Aquática Paulista/ Delegacia Regional, Parque Marinho Laje de Santos e Secretaria da Juventude Esportes e Lazer de Santos.

Trata-se de uma competição em águas abertas, desenvolvida em quatro etapas com diferentes datas, sendo as três primeiras de caráter classificatório. A primeira está marcada para o dia 25 de setembro, com a participação de 800 a 100 competidores. Já a quarta e última reunirá apenas oito atletas, que percorrerão os cerca de 40 km entre a Laje de Santos e a orla de Santos. A disputa, que promete atingir o mesmo nível das maratonas aquáticas internacionais, obedecerá aos padrões internacionais de segurança estabelecidos pela FINA/Federação Internacional de Natação. Além de atender aos anseios da comunidade esportiva da região, o projeto servirá para incentivar o turismo ecológico e de natureza esportiva.

O Projeto tem apoio e suporte oficial, figurando no calendário das atividades esportivas desenvolvidas no Município, por intermédio o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Santos, de autoria do vereador Roberto Bonavides, no ano de 2000, e reformulado em 2005 pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim.

ETAPAS – O professor Ênio Faria, responsável pelo projeto, fez uma explanação sobre o evento, evidenciando que a primeira etapa será realizada em 25 de setembro, na distância de 5 Km percorridos na Baía de Santos. Serão classificados para a segunda etapa, marcada para os 100 primeiros nadadores, que competirão em 30 de outubro. O local desta etapa será nas imediações da praia do Itararé (10 Km), em São Vicente.

Em 4 de dezembro, os qualificados para a terceira etapa, apenas 32 participantes, percorrerão 20 Km, metade do trajeto da Laje de Santos à Praia do Boqueirão, em Santos. A etapa final será realizada no dia do aniversário de Santos, 26 de janeiro de 2006. O desafio é atravessar os cerca de 40 Km a nado, da Laje de Santos à praia santista do Boqueirão. Oito nadadores, classificados na terceira etapa, participarão da final.

AUTORIDADES – Entre as autoridades que prestigiaram o lançamento oficial do Projeto Travessia Oceânica Renata Agondi, destacam-se: o chanceler da UNISANTA, Dr. Milton Teixeira; a reitora professora-doutora Silvia Ângela Teixeira Penteado; a diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, professora–doutora Lúcia Maria Teixeira Furlani; a vice-presidente do ISESC, professora Maria Cecília Pirilo Teixeira; o pro-reitor Administrativo da UNISANTA, Dr. Marcelo Teixeira; e a pro-reitora de Desenvolvimento Universitário da UNISANTA, professora Emília Maria Pirilo, entre outros integrantes da alta direção da Instituição.

Também estiveram presentes os pais de Renata Agondi, Raul e Lucrecia Agondi; o diretor de Águas Abertas da Federação Aquática Paulista, professor Igor de Souza; a Gerente de Marketing do Sistema A Tribuna, Renata Santini Cypriano; o editor chefe dos jornais A Tribuna e Expresso Popular, jornalista Marcio Calves; a secretaria municipal de Esportes, professora Gilmara Guerrissi Cardoso; o secretário de Obras de Santos, engenheiro Maurício Uehara; o vereador à Câmara de Santos, Antônio Carlos Banha Joaquim; o capitão de Corveta José Carlos Gibson Nunes, representado a Capitania dos Portos; o tenente bombeiro Maurício machado, representando o comando do 17o. Grupamento de Bombeiros; o Dr. Norberto Moreira da Silva, representando a OAB Santos; o professor Carlos César Garcia, representando o prefeito de Guarujá, Farid Madi; Antônio Roberto Castelão, superintendente comercial do Banco Itaú; Marcos Renato Mendes Martins, da Diretoria Comercial – Divisão Empresas do Banco Itaú; e o professor Fábio Matos, da Academia Unimonte, entre outros.