Crédito: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

Ana Marcela Cunha, atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), conquistou a medalha de ouro na prova dos 5km no Maratona Aquática do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju, na Coreia do Sul, na noite de terça-feira (16), horário de Brasília.

Esta é a décima vez que Ana sobe ao pódio neste evento, tornando-se a atleta com mais medalhas na história da Maratona Aquática no Mundial. Ela superou Edith Van Dijik, a holandesa, que antes da prova de hoje, possuía exatamente as mesmas 9 medalhas que Ana Marcela: 3 ouros, 2 pratas e 4 bronzes.

A atleta da Unisanta completou a prova de 5km em 57min56s. As condições climáticas (água mexida, temperatura ambiente e vento forte) fizeram a prova ser mais favorável para a brasileira, que tem melhor desempenho com esse tipo de clima.

“Estou muito feliz. Claro que às vezes perder faz parte, mas a minha quinta colocação (nos 10km) não foi digna do que a gente treinou, porque estava todo mundo pronto para classificar para as Olimpíadas. Acho que essa vitória agora aconteceu porque a gente veio pronta. A gente brinca muito que é difícil fazer uma prova perfeita, mas acho que nesses 5 Km eu fiz a prova perfeita, consegui realizar o meu melhor, disse Ana.

E completou, “a gente está na Olimpíadas, consegui o tetra hoje, mas ainda tenho duas provas. Agora é receber a medalha, soltar (a musculatura) e esperar o dia de amanhã!”

A prata ficou com a francesa Aurelie Muller e um empate na medalha de bronze: Hannah Moore, dos Estados Unidos, e Leonie Beck, da Alemanha.

Histórico

Ana possui um histórico brilhante em Mundiais. Em 2011, em Shangai, China, conquistou ouro nos 25km. Já em 2013, em Barcelona, Espanha, obteve medalha de prata nos 10 km e bronze nos 5km. Em 2015, em Kazan, Rússia, conquistou ouro nos 25km, bronze nos 10km e prata no revezamento. Em 2017, em Budapeste, Hungria, garantiu ouro nos 25km e bronze nos 10km e 5km. Atualmente, é a líder do ranking mundial.

Mais chances de medalha

No último sábado (13), Ana Marcela disputou a prova dos 10km garantiu vaga na Olimpíada de Tóquio. A brasileira tem mais duas ótimas chances de medalha nesse Mundial, na prova por equipes e nos 25km, que acontecem nos dias (17/7) e (18/7), respectivamente.