Após esta prova, os brasileiros ainda realizarão um treinamento em altitude, entre os dias dois e 23 de julho, em La Loma, no México.

Foi uma disputa dura com a alemã Isabelle Harle. Ana Marcela Cunha, atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta) terminou em quarto lugar na etapa húngara da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, que aconteceu em Balatonfüred, na Hungria, na madrugada deste sábado, 18/06. Poliana Okimoto, também, da Unisanta, ficou com 6º lugar.

A Seleção Olímpica brasileira de Maratonas Aquáticas participou da terceira etapa do Circuito da FINA e os representantes do Brasil nos Jogos do Rio 2016 utilizaram a prova como mais um passo importante de preparação.
As provas de 10 quilômetros, mesma distância olímpica, mostraram que o Brasil está no rumo para brigar por medalhas nos Jogos do Rio, em agosto, pois chegaram junto com todas as principais candidatas ao pódio olímpico.

Ana foi quarta colocada chegando em 2h00m11s62, com a chegada sendo decidida apenas após a visualização dos vídeos pelos árbitros. Harle foi a terceira com 2h00m11s54, no pódio que teve a italiana Rachele Bruni com o ouro (1h59m58s01) e a americana Harley Anderson, prata nos Jogos de Londres 2012, também com a prata na Hungria, pelo tempo de 2h00m09s81.

Poliana ficou em sexto (2h00m13s58) e na frente da campeã olímpica em Londres 2012, a húngara Eva Risztov, que terminou em oitavo (2h00m16s16).

No masculino, Diogo Villarinho foi o oitavo colocado, chegando após 1h50m44s. Allan do Carmo, que também representará o Brasil nas Olimpíadas, fez 1h50m59 e foi o 16º, mesmo saído de uma virose que há 15 dias o fez entrar nos antibióticos. Segundo o técnico, Carlos Rogério Arapiraca, seu tempo foi muito bom, considerando a fase.

Após esta prova, os brasileiros ainda realizarão um treinamento em altitude, entre os dias dois e 23 de julho, em La Loma, no México. No dia 11 de agosto os três atletas olímpicos das maratonas estarão finalmente no Rio de Janeiro.

Delegação brasileira
Atletas: Allan do Carmo, Ana Marcela Cunha (Unisanta) e Poliana Okimoto (Unisanta).
Treinadores: Carlos Rogério Arapiraca, Marcio Latuf (Unisanta) e Ricardo Cintra (Unisanta).
Médico: José Juan Blanco Herrera. Chefe de equipe: Giovana Moreira