No próximo sábado (11/11), às 10 horas, no Ginásio Poliesportivo, o Projeto Capoeira para Todos realiza fará a entrega de certificados para cerca de 150 crianças de escolas, ONGs e pessoas com necessidades especiais, que participaram das aulas de Inclusão de  Esporte Adaptado. O Projeto foi realizado durante este ano, sob a coordenação do professor e mestre Marcio Rodrigues, da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Unisanta.

Entre os envolvidos, estavam crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social e pessoas com deficiências, atendidas na Extensão Comunitária Unisanta Capoeira Para Todos. Prestigiaram o evento grandes mestres do esporte do Brasil e do exterior.

As graduações seguem as normas da Federação Internacional de Capoeira. As crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental recebem graduação cinza, além das cores da bandeira para diferenciar dos jovens e adultos. As pessoas com deficiência recebem uma graduação adaptada, de cor prata, juntamente com as cores do Brasil.

“Eles passam por uma avaliação durante o semestre, baseada na frequência de aulas e no exame de graduação, com questões sobre a história da capoeira, a nomenclatura e a prática de alguns golpes e a prática dos instrumentos musicais com canto. Além disso, no caso das crianças, é analisado o desempenho escolar e a boa postura em casa”, explicou o mestre Rodrigues.

O mestre acredita que a capoeira é também uma forma de trabalhar a formação de caráter.

“Os pais falam conosco e assim podemos tirar a graduação ou devolver, caso os alunos tenham problemas de comportamento ou em relação às notas na escola”, concluí o professor.