Cauê Serra, tetracampeão brasileiro de canoa individual (v1) e vice-campeão mundial por equipe (v12), competiu no Taiti na prova dos 18 km da categoria Open V1 masculino, conquistando a 10ª colocação.

O canoísta Cauê Serra, aluno da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Fefesp – Unisanta), conquistou um lugar no top 10 no Campeonato Mundial de Va’a de longa distância da FIV (Federação Internacional de Va’a) de 2017 – “IVF Va’a World Distance Championships 2017”, realizado na última quarta-feira (28), no Taiti.

O atleta competiu no segundo dia do torneio, na categoria Open V1 masculino. Cauê terminou a prova dos 18 km com um tempo de 1h45min16, o que lhe garantiu a 10ª colocação. A competição se estende até esta sexta-feira, 30/6. O torneio envolve seis categorias, com disputas masculinas e femininas em v1 (individual) e v6 (com seis canoístas), nas categorias Junior (sub-19), Open e Master (acima de 40 anos).

O Va’a, como é conhecido no Taiti (Wa’a no Havaí e Vaka na Nova Zelândia), surgiu na região do triângulo polinésio e pode ser denominado como Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia.

O aluno da Fefesp – Unisanta iniciou no esporte em 2000, incentivado pelo pai, Miguel Franco, um dos pioneiros nessa prática esportiva em Santos. Cauê já começou a competir no ano seguinte. Atualmente, o atleta disputa provas de canoa individual (v1) e por equipe (v6). Além de estudante de Educação Física, Cauê é formado em Ciências Biológicas pela Unisanta.

No último sábado (24), o atleta participou do Te Aito, a maior prova de canoas individuais do mundo, que reuniu mais de 600 participantes. O Te Aito é um dos dois importantes eventos locais que estão associados aos dois dias de competição do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância da FIV de 2017. Após o término do torneio será realizado o Heiva Va’a.