Debates em tempo real, por meio de links na Internet, serão retransmitidos ao vivo de Paris, Miami, Brasília, Turim e São Paulo, por retransmissores instalados na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), dias 18, 19 e 20 deste mês, no bloco E, 4º andar, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. É o 4º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela Universidade de Brasília.
Os inscritos poderão interagir nos debates. Haverá painéis temáticos na parte da tarde, em São Paulo, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.
Dia 18, às 9 horas, haverá as seguintes conferências: de Paris, França, falará Mr. Abdul Waheed Khan, assistente do Diretor Geral da Unesco para a área de Comunicação e Informação, sobre o tema Comunicação e Sociedade do Conhecimento; de Miami, Estados Unidos, o presidente da Comonwealth of Learning, John Daniel, sobre Aprendizagem: os meios fazem a diferença?. Haverá mesa-redonda sobre Aprendizagem e os meios de comunicação – um novo paradigma?, com a participação de Lea Fagundes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS; Frederic Litto, da Escola do Futuro e Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), de Miami; Marta Pacheco, do Centro de Formação Profissional da OITI-CINTERFOR, de Turim, Itália.

Dia 19, acontecerá a conferência Os protagonistas da sociedade do conhecimento, com o jornalista Heródoto Barbeiro, da Rádio CBN e como mediador, Timothy Moulholand, vice-reitor da UnB. Simultaneamente, as mesas-redondas com os temas O papel das redes de comunicação públicas e privadas, com Lúcia Araújo, gerente-geral do Canal Futura, e Sebastião “Tião” Correia dos Santos, da Rede Viva Rio de Radiofusão Comunitária; . e Sujeito crítico na sociedade do conhecimento, com José Manuel Moran, da Universidade de São Paulo (USP), Maria Rosa Abreu de Magalhães, da UnB e Ronaldo Mota, do MEC.
Dia 20, no encerramento, será abordado na conferência o tema Mídia e Democracia: inclusão e formação de valores. Já a mesa- redonda discutirá o tema Valores e humanismo na sociedade do conhecimento. Para encerrar o 4º Telecongresso, haverá mesa – redonda com conclusões sobre Mídia e educação na sociedade do conhecimento: a contribuição para a cúpula mundial da sociedade da informação.
Informações no site www.telecongresso.sesi.org.br. Os participantes receberão certificado e material com todos os temas para debate