O Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Baixada Santista pela Coordenação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura, realizará nos dias 2 e 3 de outubro, o V Encontro Anual do Proler Baixada Santista. O evento será no Auditório do Bloco E, da UNISANTA, Rua Cesário Mota, 8.
O tema “Das Bibliotecas Escolares às Bibliotecas Públicas: Caminhos Democráticos para a Formação de Leitor” será debatido nestes dois dias pelos mais diversos pesquisadores e estudiosos ligados à leitura.
A abertura, no dia 2, às 8h, contará com a participação da profª. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da UNISANTA, fundadora do Proler- BS e da profª. Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC). Às 8h45, segue-se palestra a cargo do escritor Bartolomeu Queiros.
No período da tarde, às 13h30, serão apresentados 16 projetos de leitura da Baixada Santista. Entres os temas discutidos estão Formando Professores Leitores e Escritores, Vídeoaula, Teatro na Escola e Contador de Histórias.
A programação do dia 3 tem início às 8h30 com a apresentação de mais 15 projetos de leitura. Os assuntos: Alfabetização por meio das Emoções, Leitores de Hoje, Escritores de Amanhã, Literatura no Cinema e Praia Ler, estarão em pauta.
Às 13h, o professor livre docente da UNICAMP, Sírio Possenti, falará sobre O lugar da Gramática na Escola. O debate estará sob a coordenação da profa. doutora em língua portuguesa pela PUC/SP, Lilian Ghiuro Passarelli.
Troféu Proler – Durante o encerramento do encontro, às 17h, será realizada a premiação da 1ª edição do Troféu Proler. O concurso tem como objetivo conhecer, valorizar e divulgar iniciativas de promoção de leitura junto às crianças, jovens e adultos, que reúnam ações sistemáticas e acervo mínimo.
Concorrem ao prêmio projetos desenvolvidos por escolas e bibliotecas públicas ou privadas, ou pelo público em geral. Com parceria da UNISANTA, o Proler-BS foi o primeiro a instituir este tipo de premiação.

História – O Programa Nacional de Incentivo à Leitura pertence à Fundação Biblioteca Nacional, Cada da Leitura do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura, com apoio do Ministério da Educação. Foi institucionalizado em 13 de maio de 1992, pelo decreto 519 de 14/5/92. O primeiro núcleo foi criado na Bahia, seguindo-se a realização de seminários em Goiás e Acre.
Em junho de 1994, por iniciativa da reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado, foi instituído o Proler-BS, núcleo pioneiro do estado de São Paulo.
Segundo a professora Conceição Dante, coordenadora do Proler-BS, a característica básica do Programa é repensar as teorias e práticas de leitura, visando a capacitação do ser humano, ampliação de dinamização de acervos, manutenção de redes de formação sobre leitura e uso da tecnologia multimídia e avaliação paralela permanente.