Estão abertas as inscrições para o 3º Encontro do Proeducar – Programa de Incentivo à Educação de Valores e Cidadania, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). O evento será realizado nos dias 23 e 24 de setembro. Participarão profissionais das áreas de Educação, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Comunicação, entre outros.

A abertura será dia 23, às 19 horas, no Auditório do Bloco E, com a presença da reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, e da diretora-presidente, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani. Na seqüência, o Proeducar/UNISANTA homenageará as Secretarias de Educação e os Fundos Sociais de Solidariedade das “Cidades Irmãs” (Santos, Cubatão, Guarujá, Bertioga, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe).

Às 19h30, a discente da FEFESP e bailarina do grupo Atrium Cia de Dança, Shirley Gonçalves, fará uma apresentação de dança.

Durante o evento, os profissionais convidados realizarão palestras, fóruns, oficinas, mesas-redondas e seminários. Na oportunidade, a 4ª feira do Livro, estará exposta durante todo o encontro, das 9 às 22 horas, no térreo do Bloco E. Confira a programação do evento no site (www.unisanta.br/proeducar)

O Proeducar tem como objetivos: resgatar os valores humanos no processo de formação do cidadão e disponibilizar a prática da cidadania e o trabalho voluntário para os discentes, docentes, acadêmicos de diversas áreas e voluntários da comunidade, estimulando a responsabilidade social.

Programação – As atividades têm início no dia 23, às 10 horas, com apresentação musical do grupo DNArte , no térreo do Bloco E. Às 20h, haverá um bate-papo sobre fanatismo no Cineclube Lanterna Mágica da UNISANTA. Neste mesmo horário, no Auditório do Bloco E, haverá a palestra Inclusão Escolar: a Experiência do Grupo Ponte , feita pelos autores do livro Travessias.

O evento prossegue dia 24, às 8h30, com a mesa-redonda Unidade na Diversidade , com as participações da mestra em Ciências Sociais e especializada em Estudos da América Latina, profª Maria Sirley dos Santos; do doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e membro da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Prof. Dr. Danilo Di Manno de Almeida e pelo Doutor em Ciência da Religião pela UMESP, Prof. Dr. Tadeu dos Santos. O mediador será Prof. Alfredo Cordella, que é mestre em Administração, diretor do Instituto Topos e professor da Universidade Santa Cecília.

Às 11h, Jorge Anthonio e Silva, mestre e doutor em Comunicação e Artes pela PUC-SP e membro da Associação Paulista de Críticos de Artes, fará o seminário A Ciência do Belo . Às 13h30, o seminário Diversidade e Criatividade , será feito pelo especialista em Educação de Pessoas Portadoras da Deficiência da Audiocomunicação, Ricardo Souza. Os seminários acontecerão no Auditório do Bloco E.

Às 14h30, no Bloco E, a programação começa com o relato sobre o Projeto Unidade na Diversidade , que acontecerá na sala 311, pela profª Elizabeth Souza. Na sala 312, haverá o seminário A Diversidade em uma Visão Logosófica , ministrado pela Associação Logosófica de Santos. Enquanto isso, os interessados poderão participar de duas oficinas: Criação , realizada pela profª Wilma Zanardo, no térreo do Bloco A e Jogos e brincadeiras musicais: Uma linguagem a mais na educação infantil , coordenada por Maria Vitória Álvares Rebouças e Ivanilde Lourenço Passos. No Auditório do Bloco E, haverá a mesa-redonda Responsabilidade Social , que será coordenada pela socióloga Maria da Glória Gohn.

Às 16h haverá os eventos: aula aberta Ginástica Laboral como mecanismos para prevenir e tratar Distúrbios Osteomusculares Realcionados ao trabalho – DORT, em professores de Ginástica Laboral , feita na sala 316 do bloco E, pelo professor de educação física Giacomo Pontes Lanini, orientado pelo diretor da Faculdade de Fisioterapia da UNISANTA, dr. Ivan Cheida. O Seminário Desenvolvimento Pessoal , será realizado na sala 311 do bloco E, pelo mestre em comunicações, prof. Caio Eduardo Ferreira do Amaral. Na sala 312, do bloco E, acontecerá a oficina Pedagogia da Imagem , feita pelo coordenador do Cineclube da UNISANTA, prof. Eduardo Ricci. O papel da família na escola inclusiva será o tema do seminário a ser realizado na sala 313 do bloco E, que terá como palestrantes a profª da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, Luci Mara da Silva Lundin; prof. Dr. Walter Librandi e profª. Drª. Valéria Holzmann Nader.

Haverá ainda às 16h, no Bloco E, o fórum Inclusão ou integração ou mera participação , feito pelo prof. Ricardo Patero Rodrigues, na sala 314 e a oficina Jogos Ecológicos , ministrada pelas professoras Zélia Rodrigues de Melo, Dorotea Vilanova Garcia e Simone Marie Wagemaker.

Às 17h30, no bloco E, haverá a seguinte programação: Oficina Técnicas Expressivas em arte-educação , coordenada pela prof. Vera Cristina Marcellino, na sala 311. O seminário Pesquisa: da educação infantil a graduação , será feito pelos profissionais: Fábio Giordano, diretor da Faculdade de Pedagogia da UNISANTA, profª dra. Kátia Patella, prof. Ms. José Luis Gonçalves Oca e pela coordenadora do Proeducar, profª ms. Rosana Ferreira de Souza. O seminário será realizado no Auditório. Na sala 313, Cristiane Giusti Vargas Nakajima fará o seminário Inclusão sob um olhar psicodramático .

Educação e Imaginação será o tema do Fórum realizado na sala 314, pelo doutor em Filosofia pela Universidade de Paris (França), prof. Danilo Di Manno de Almeida. Enquanto isso, na sala 315, haverá o workshop: a prática da neurolinguística na educação de jovens e adultos , coordenado pelo publicitário e prof. Fernando Liborio.

Às 18h30, no Bloco E, as oficinas serão: Jogos cooperativos: Em busca de um mundo para todos , coordenada pelos professores Reinaldo Soler e Cristiane Eugênia Amarante, realizada na sala 316. Na sala 315, a profª do Curso de Extensão em Educação Matemática da UNISANTA Luciana Arruda Campos Rodrigues, estará na oficina Jogos Matemáticos .
No térreo do bloco A, acontecerão as oficinas: Você faz, você brinca , coordenada pelo artista plástico Marcos Fabiano Lopes e Cidadania através da reciclagem , sob coordenação da artista plástica Maria de Fátima Gonçalves. Na sala 314 do bloco E, Débora de Lima Marreiro e Manoel Lino de Jesus Filho coordenam a oficina Alfabetização Cooperativa .

Encerrando o Encontro, às 18h30, no Auditório do Bloco E, o conferencista internacional Jairo de Paula ministra a palestra Sou feliz por ser professor.