Cursos de Design, de Metodologia Científica , de Acesso à Pesquisa e de Download na Internet , além de ensinamentos para destruir e recuperar um disco de 3 ½, simulando ação de vírus, são alguns dos cursos a distância a serem promovidos pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), no segundo semestre. Numa primeira fase, dois serão oferecidos como cursos de extensão ( Design e Metodologia Científica ) e três como complementação de disciplinas presenciais oferecidas nos cursos de graduação.

Esses e mais onze cursos foram apresentados durante workshop oferecido dia 29/7, na UNISANTA, com a presença do presidente da ABED, Fredric Michael Lito. Ele falou sobre o desenvolvimento dos cursos de EAD no mundo, enfatizando os benefícios desses cursos, que podem contribuir para a inclusão dos jovens sem recursos no ensino superior no País e como complementação das disciplinas oferecidas.

“Há uma demanda no nível superior que só poderá ser atendida com a criação de cursos a distância. No Brasil, apenas 10% dos jovens entre 18 e 24 anos estão no nível superior, enquanto em outros países da América do Sul, esse percentual chega a 30%. Não há verba para construção de novas universidades públicas”.

A idéia inicial de que o ensino a distância seria destinado preferencialmente aos países de grande extensão territorial como forma de expandir o conhecimento, não é mais uma realidade, acrescentou. Fredric, também coordenador científico da Escola do Futuro da USP, revelou que países europeus como a Holanda, de menor extensão, têm utilizado em grande escala o ensino a distância, principalmente entre os já graduados, devido à possibilidade de adequar o curso à rotina de trabalho.

“A tendência é o aluno escolher a tecnologia que lhe convém para realizar seus cursos. O trabalho em casa também cresce em todo o mundo. Nos EUA, 30 milhões de pessoas realizam atividades profissionais sem sair de casa. No Brasil, são três milhões”, afirmou.

Reconhecimento internacional – Entre as inúmeras informações transmitidas pelo prof. Lito, uma delas mostrou o pioneirismo de universidades estrangeiras em ações que envolvem o ensino à distância. Ele citou a Universidade Estadual de Nova Iorque, a qual avalia e reconhece o histórico escolar de alunos que não concluíram o curso superior em outro país. Para completar a formação, oferece cursos a distância e, posteriormente, emite o certificado de conclusão.

A ABED foi fundada em 1995 como sociedade científica. Hoje, conta com mais de dois mil sócios, pólos distribuídos em 17 cidades brasileiras, um site que inclui código de ética e duas revistas, uma de notícias e outra com trabalhos científicos.

A reitora, Sílvia Teixeira Penteado, lembrou que a UNISANTA tem sido pioneira, na região, em atividades on-line. Foi o primeiro nó da Internet na Baixada Santista, em parceria com a Fapesp. Criou, há dez anos, o primeiro jornal universitário do País, e que tem sido premiado em congressos de jornalismo. E participou, em 1994, do projeto Escola do Futuro, possibilitando uma troca de experiências entre alunos do Colégio Santa Cecília e de escolas públicas de Portugal, via Internet.

O sucesso obtido pelos professores da UNISANTA no curso sobre ensino a distância, ministrado pela ABED na Instituição, foi mencionado pela diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, Lúcia Maria Teixeira Furlani. “Conforme relato da professora Adylles, responsável pelo curso, os trabalhos de conclusão elaborados pelos professores da UNISANTA apresentaram alto nível técnico e didático”.

No workshop, o diretor de Relações Internacionais da EAD, Waldomiro Pelágio de Carvalho Loyolla, falou sobre Sistemas Gerenciadores de Aprendizado.

Ante-projetos

1- Acessibilidade para portadores de necessidades especiais – Adilson Luiz Gonçalves
2. Acesso, pesquisa e download na internet, um complemento – Floriana Nascimento Pontes
3. Análise de Sistemas “no ar”: Uma áudio-aula – Alexandre Sobrino Ganança experimental a distância de reforço para a disciplina Análise de Sistemas III