A Universidade Santa Cecília (Unisanta) instalou, em parceria com a Universidade de Coimbra, o Escritório de Representação entre as universidades através do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social (IPCDVS), da instituição portuguesa.

A solenidade foi realizada dia 7 de outubro, na Sala de Atos da Universidade, com a presença da reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, do representante da Reitoria daUniversidade de Coimbra, Prof. Dr. Eduardo João Ribeiro dos Santos, do responsável pelo Escritório na Unisanta, Prof.Hernâni Joaquim deMendanha Arriscado e de diretores da Universidade Santa Cecília.

O objetivo é estreitar ainda mais as relações entre as universidades, que mantêm convênio vitalício de intercâmbio há dez anos. O escritório permitirá que docentes e alunos de ambas as Instituições, possam realizar mestrados, doutorados e pesquisas com o envolvimento de agências de fomento nacionais e internacionais. Pesquisas e publicações também poderão ser realizadas em parceria, sendo que um projeto dessa natureza já está tramitando na Universidade de Coimbra, com o aval do IPCDVS.

“Além das pesquisas, o escritório vai possibilitar aos docentes a realização de mestrados e doutorados com dupla titulação. O objetivo é propiciar um consórcio com outras universidades e formar uma rede de pesquisas em áreas essenciais para o desenvolvimento do País. “Precisamos de pesquisas institucionais com padrão de excelência e a internacionalização é um ponto vital em qualquer linha de trabalho”, afirmou a reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

“A Universidade de Coimbra existe há mais de sete séculos. Essa parceria se insere dentro da estratégia de internacionalização que temos com o Brasil”, disse o Prof. Dr. Eduardo João Ribeiro dos Santos.

A princípio, o escritório IPCDVS-Coimbra/Unisanta funcionará na Rua Soares de Camargo, nº 31,a cargo do Prof.Hernâni Joaquim deMendanha Arriscado, com supervisão do Prof. Julio Simões Junior, diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Unisanta.

Intercâmbio – Em 2009, alunos, ex-alunos e o diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Prof. Ivan BarreiraCheida Faria, participaram de intercâmbio científico e culturalna Universidade de Coimbra. Durante dez dias, o grupo conheceu o setor de Fisioterapia do time de futebol da Atlética de Coimbra, equipe da primeira divisão portuguesa, os laboratórios deBiocinética que desenvolvem cursos de mestrado e doutorado, clínicas nas cidades de Lisboa e Leiria, o Centro de Atendimento a pacientes de Paralisia Cerebral de Coimbra, a fazenda terapêutica Quinta da Conraria, entre outros.

A fisioterapeuta Nathália Hupsel Silva de Castro, formada pelaUnisanta em 2007, estava entre os participantes da visita técnica. “A experiência foi ótima. Conhecemos a fazenda terapêutica e os cursos técnicos de Fisioterapia, entre outros locais. É muito bom para a prática conhecer outros níveis de tecnologia”, afirmou. AtualmenteNathália faz mestrado em Interdisciplinaridade em Ciências da Saúde e atendimentos particulares.

Dois ex-alunos da Faculdade de Fisioterapia estão participando de programas de mestrado na Universidade de Coimbra. Natália Alonso está fazendo mestrado em Atividade Física e Exercícios para Populações Especiais e Guilherme Dutra está na fase de defesa de sua dissertação em Biocinética.

Estudantes e docentes das Faculdades de Direito e Administração daUnisanta também conheceram a Universidade portuguesa através do intercâmbio em outras oportunidades. Entre os participantes estiveram o titular do Juizado Especial Cível da Unisanta, juiz Dr. Guilherme de Macedo Soares e o coordenador da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Fernando Reverendo Vidal Akaoui.