A gestora administrativa da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) no Programa Alfabetização Solidária, professora Lucilene Mendes Pais, realizou mais um curso de capacitação de alfabetizadores, na cidade de Eirunepé, no estado do Amazonas.
As aulas e atividades pedagógicas foram ministradas para 10 professores, de 26 a 31 de agosto. Após a capacitação, cada docente tem cinco meses para alfabetizar em média 25 alunos, entre jovens e adultos. Foram abertas classes em 10 localidades de Eirunepé, sete na zona rural e três no centro.
O município de Eirunepé, 1300 km distante da capital Manaus, tem 26.074 habitantes e um índice de analfabetismo de 47,09% (dados do IBGE).
Segundo Lucilene, a grande dificuldade encontrada para driblar o analfabetismo nos municípios do Amazonas é a distância que existe entre as pequenas comunidades e o centro das cidades. “São mais de 5 horas de barco para chegarmos a algumas localidades. Mas para atingirmos grande parte dos moradores do município, capacitamos alfabetizadores que moram nas próprias comunidades em que foram abertas as classes”, conclui.
Alfabetização Solidária – O Programa Alfabetização Solidária existe há sete anos e tem como objetivo reduzir os índices de analfabetismo entre jovens e adultos no país.
Todo o trabalho é realizado com base em parcerias, mantidas com o Ministério da Educação (MEC), Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal, universidades, empresas, instituições, governos estaduais e pessoas físicas.
As instituições de ensino superior executam as atividades de alfabetização desenvolvidas pelo Programa, desde a seleção e capacitação dos alfabetizadores até o acompanhamento e avaliação dos cursos.
Municípios parceiros – Além de Eirunepé, a UNISANTA atua também em outros dois municípios do Amazonas (Maués e Jatobá); além dos estado de Pernambuco (Ferreiros e Ibimirim) e Ceará (Quixadá e Canindé).
Concurso de Redação – O professor Fabio Giordano, coordenador do Programa Alfabetização Solidária pela UNISANTA, foi membro da Comissão Nacional que julgou as redações dos alfabetizadores do Programa Alfabetização Solidária, no VIII Concurso de Redação. A comissão utilizou os seguintes critérios para julgamento das redações: adequação ao tema, criatividade e originalidade.