A reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Silvia Ângela Teixeira Penteado,  em entrevista publicada no jornal A Tribuna desta quarta feira (23/4),  ressaltou a importância dos cursos de licenciatura e o impacto que a falta de interesse pela carreira pode causar no futuro. Segundo ela, é a partir dos docentes que nascem as vocações e consolidam-se os futuros profissionais.

Para estimular o interesse pelos cursos nesta área, a Unisanta mantém projetos ligados ao financiamento das mensalidades e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (PIBID), para estudantes de Pedagogia, Biologia e Educação Física, informou a reitora.

Embora os cursos presenciais de licenciatura estejam em baixa, a procura por cursos de licenciatura à distância têm crescido. Conforma a análise da educadora, o público dos cursos a distancia é muitas vezes composto por pessoas que já trabalham na área da educação e querem ampliar seu leque de opções de atuação como professor ou gestor educacional.

A falta de interesse pela carreira de professor tem sido apontada em diversos levantamentos, como o Censo do Ensino Superior 2012, do Ministério da Educação que releva um aumento de apenas 0,8% de matrículas na área da licenciatura, enquanto nos cursos de bacharelado e tecnológico subiram 4,6% e 8,5%, respectivamente.

Veja a matéria na íntegra:

14abr23 - Falta de interesse pelos cursos de licenatura