Professores da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ministrarão as aulas do curso de Qualificação Básica na Área da Construção Civil, que integra o projeto “O Futuro em Nossas Mãos”, da Votorantim Cimentos. Com esse objetivo foi assinado um convênio na manhã desta terça-feira (5), pela UNISANTA, a Votorantim Cimentos Ltda., o SENAI e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – Sinduscon-SP. A parceria visa a capacitação de seis mil jovens de 16 a 24 anos, para a construção civil, em todo o País. As aulas serão realizadas no Laboratório de Práticas Profissionais da Engenharia Civil e em salas da Universidade. Com início no dia 25 de abril, o curso acontece, inicialmente, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 16 às 19 horas. Serão formadas turmas de quinze alunos que freqüentarão o curso durante dois meses. Até o final do ano serão formados 135 profissionais.

O curso está dividido em quatro módulos: Pedreiro Assentador, Pedreiro Revestidor de Paredes, Gestão de Recursos Humanos na Construção Civil e Ética e Cidadania. A carga horária é de 128 horas, sendo 75% direcionada para as atividades práticas e 25% para a habilidade de gestão e cidadania. Entre as ocupações prioritárias em formação estão a de pedreiro assentador e pedreiro revestidor de argamassa e cerâmica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Escola SENAI – “Antônio de Souza Noschese”, na Av. Almirante Saldanha da Gama, 145, das 8 às 17 horas.

Convênio – Entre os objetivos do Projeto na Baixada Santista está a capacitação de 135 profissionais competentes para o exercício de suas funções dentro dos conceitos de qualidade, produtividade e segurança do trabalho; a articulação de apoios para a colocação dos alunos formados no mercado de trabalho e a formação de profissionais conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos participantes. Para a reitora da UNISANTA, profa. dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, “a parceria fornece experiência, auto-estima e qualidade profissional aos jovens alijados do mercado de trabalho. O País precisa de mais segurança, autonomia, empregabilidade e a felicidade da população. Ações como esta são muito importantes”. “As entidades estão unidas para formar cidadãos com maiores perspectivas de vida. Estamos felizes com o lançamento deste projeto desenvolvido por entidades tão importantes”, acrescentou a diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani.

Segundo o diretor do Senai-Santos, Valdemar de Oliveira Júnior, “o projeto vai levar esperança e possibilidade de inserção social e educacional, além de dar outras oportunidades a esses jovens e as suas famílias. É uma honra para o Senai trabalhar com entidades como a UNISANTA, a Votorantim Cimentos e o Sinduscon-SP”. O coordenador nacional de Projetos Sociais da Votorantim Cimentos, Renato Ribeiro dos Santos, agradeceu “pela seriedade com que o grupo Votorantim foi acolhido pelas entidades. Buscamos o melhor na dimensão econômica e social, fazendo com que o povo tenha um futuro mais promissor. Esperamos contar sempre com esses parceiros de hoje”. Ainda de acordo com o coordenador, oito engenheiros formados pela Universidade Santa Cecília trabalham atualmente na Votorantim Cimentos. “Esta é uma grande oportunidade para que a juventude possa se distanciar da marginalidade”, afirmou o Diretor do Sinduscon-SP, Ricardo Yamauti. “A parceria busca aprimorar a mão de obra em todo o País”, concluiu o vice-presidente do Sinduscon-SP, João Batista de Azevedo.

Programa – A iniciativa é inédita na Baixada Santista. O projeto já existe nos municípios de São Paulo, Barueri, Campinas, Ribeirão Preto, Diadema e Guarulhos, entre outras cidades, em parceria com diversas entidades de fomento social em todo o País. A coordenação geral é da Votorantim Cimentos e do Instituto Votorantim, que investiu R$ 3 milhões na iniciativa.