Ela concorreu com profissionais do mundo todo, desde o Brasil até da Austrália.

A professora e ex-aluna da Faculdade de Educação Física (Fefesp), pós-doutora Carla Luguetti, embarca na próxima semana para mais um desafio, ministrar aulas na Victoria University em Melbourne, na Austrália. Após rigoroso processo seletivo, de edital internacional, Carla foi selecionada e integrará a Faculdade de Educação Física e Saúde da universidade australiana, atuando em projetos de educação física escolar, de identidade de gêneros, de inclusão e em comunidades de risco social.

Na manhã desta sexta-feira (14/9), os alunos e professores fizeram uma homenagem à professora no Ginásio Poliesportivo da Universidade. Emocionada, Carla contou sobre sua trajetória na Unisanta e afirmou que jamais esquecerá tudo que viveu como aluna e professora Fefesp. “A Fefesp é como se fosse uma estampa. É como se me perguntassem, quem é você? Eu sou Fefesp, eu carrego esta estampa”.

Há seis anos a professora participa de congressos internacionais e foi através destes “networks” que teve conhecimento de vagas para atuar em universidades do exterior. “Foi desafiador porque concorri com profissionais do mundo todo, desde o Brasil até da própria Austrália”.

Para o coordenador da Fefesp, Nicolau Teixeira Ramos, o sentimento é de missão cumprida. “Fui professor dela e acompanhei toda a formação da Carla como aluna e professora. Ela já faz parte de nossa história e é um exemplo para nossos alunos”.

No mesmo sentido, o diretor da Faculdade, João Carlos Barros, diz que além de homenagear a professora, reunir os alunos para esta despedida é uma forma de mostrar para eles que é possível. “Vivemos em um momento que as pessoas precisam de referência e a história da professora Carla é inspiradora”, finaliza Barros, dizendo que um dos pontos mais importes da educação é ver “o pupilo indo muito além do mestre”.

Intercâmbio – Ainda segundo Barros, o projeto da direção da Unisanta é que Carla permaneça como professora convidada. “Pensamos em disponibilizar virtualmente a disciplina que ela irá lecionar na Austrália para os nossos alunos. Em contrapartida a Fefesp irá oferecer a disciplina de Futebol, em inglês, para os estudantes australianos, firmando assim mais uma parceria internacional”.

Além disso, segundo Carla, outras possibilidades de intercâmbios serão estudadas como: “abrir portas para alunos da Unisanta realizarem disciplinas (créditos) em Melbourne e orientação de mestrados e doutorados”. Como eu disse, eu sou Fefesp e contribuir para essa troca é um dos meus principais objetivos”, finalizou, emocionada.

Sobre a professora – Carla Luguetti tem pós-doutorado pela New Mexico State University, nos Estados Unidos, doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2014), especialização em Psicopedagogia Institucional e mestrado na Escola de Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (2010) e se formou na Faculdade de Educação Física e Esporte pela Universidade Santa Cecília (2003). Suas pesquisas se concentram na área de Pedagogia do Esporte, com ênfase em Esporte em áreas de Vulnerabilidade Social.

Em 2017, artigo de autoria de Carla foi publicado na revista “Physical Education and Sport Pedagogy” e ganhou o prêmio “AERA exemplaty Paper Award”, da American Education Research Association, como a melhor publicação no ano de 2016 para a entidade.