Não é à toa que o curso de Administração é um dos mais procurados nos vestibulares atualmente. Pela formação ampla que um administrador recebe, tendo a capacidade de ter uma visão 360° de uma empresa, são inúmeras as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Apesar de estarmos vivenciando um período de instabilidade financeira, quem tem essa formação dificilmente ficará sem emprego. A razão disso é que o profissional de Administração tem papel fundamental para gerenciar uma crise e guiar a empresa para fora dela. O segredo é tornar-se um profissional-chave, quase que insubstituível, para a empresa.

Imagine que o administrador de uma empresa age como o administrador de uma casa. Em tempos difíceis, ele reavalia tudo que está sendo feito, quais são os gastos, o que pode ser cortado, o que pode ser mais bem aproveitado, entre outras coisas. Por conseguir ter uma visão de cada setor da empresa e saber como funciona todo o conjunto, ele é o profissional ideal para tomar esse tipo de decisão.

Outro papel fundamental do administrador está na análise de um termo muito comum na área: a SWOT. Nada mais é do que uma sigla para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). A partir do momento em que identificamos nossas fraquezas, podemos melhorá-las; ao prever ameaças, devemos nos preparar para elas e sempre tentar transformá-las em oportunidades; considerar que as forças de uma empresa nos apontam o que há de melhor perante os concorrentes, então, é um bom indicativo do que evidenciar sempre; por fim, estar constantemente atento às oportunidades é essencial para aproveitar as possibilidades que o mercado traz.

Para deixar claro o quanto esses diagnósticos fazem toda a diferença no negócio, pense que, por exemplo, para “segurar as pontas”, uma família pode optar por viajar pelo Brasil em vez de ir ao exterior, fazer uma viagem para um local próximo em vez de viajar de avião, ou até mesmo não viajar, mas passear na sua cidade e movimentar a economia local. Viu só? O que é uma ameaça para uma empresa será sempre uma oportunidade para outra.

Cabe ao administrador estar de olhos bem abertos para esses acontecimentos.

Como você pode ver, a missão do administrador em tempos de crise é árdua e ainda vai muito além do que foi falado aqui. O trabalho é grande, mas o resultado é recompensador. Ele será o grande responsável por ajudar a empresa a voltar aos trilhos, voltar a crescer e, é claro, tornar-se mais forte para uma futura tempestade. Lembre-se sempre: “Não há mar bravo que não amanse”.

Você é analítico, estratégico e quer fazer a diferença? Matricule-se no curso de Administração! Clique aqui e inscreva-se para o Vestibular 2º Semestre 2017 Unisanta nos cursos presencial e a distância.