Melhores projetos de incentivo à leitura são premiados no Encontro do Proler-BS/Unisanta 2018

694

Os vencedores do Troféu Proler e Escreler 2018 foram conhecidos na manhã desta quinta (25/10), durante a cerimônia de abertura do 22º Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler-BS/Unisanta), no Consistório da instituição.

Durante a solenidade, estiveram presentes a reitora e a presidente da Unisanta, respectivamente, Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, o dirigente de Ensino de Santos, Prof. João Bosco Arantes Braga Guimarães, a coordenadora do Proler-BS-Unisanta, Profa. Conceição Dante, entre outros representantes das Secretarias de Educação da Baixada Santista.

“É um privilégio a realização deste 22º Proler. Estamos juntos, pensando em como o nosso professor vai estar cada vez mais motivado e inserido em processos pedagógicos que favoreçam, especialmente, a leitura. Porque uma sociedade que lê se instrui e consegue redesenhar o seu presente e é realmente capaz de ter a voz e a autonomia para a nossa cidade”, afirmou a reitora.

“Em uma época com tantas fake news, como orientar as crianças com a verdade? A gente pode, através da brincadeira, da literatura, da arte, do pensamento e da alegria, levá-las a essa verdade. Parabéns a vocês, parceiros de tantos anos, pelo trabalho e principalmente por levar essa mensagem que todo dia é dia de aprender e todo dia é dia de recomeçar, que é bom viver”, disse a presidente.

A coordenadora do Proler-BS/Unisanta, Profa. Conceição Dante, falou sobre a satisfação de realizar o encontro e contar com a presença de todos.

“A Dra. Sílvia e a Dra. Lúcia são duas educadoras que acreditam naquilo que fazem e dão espaço para que a gente faça também. Nós,  professores somos idealistas, porque assim alguma coisa acontece. A gente tem que acreditar, porque senão vocês não estariam aqui em um dia de chuva. Entretanto, vocês estão presentes, para aproveitar o evento e mais um dia de educação e cultura para esse país”.

Os melhores textos produzidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos foram premiados com o Troféu Escreler. Os vencedores foram:

1º Rafael Andrade, da EE Canadá, de Santos
2º Josefa da Silva Santos, da EE Canadá, de Santos
3º Maria Edna, de Mongaguá
4º Nilceia Silva Cruz, Escola Dr. Napoleão Rodrigues, Guarujá

Os melhores projetos de incentivo à leitura da Baixada Santista premiados com o Troféu Proler 2018 foram:
Categoria SEDUC
1º – Movimento Leia São Vicente, da Seduc São Vicente.
2ª – Feira Temática Interdisciplinar, da Escola Estadual Luiza Macuco, da DRE Santos
3ª – Descobrindo o Porto do Saber, da Seduc Praia Grande.

Categoria Escola
1º – Gelateca: A Leitura, da EMEI Vila Jóquei, de São Vicente.
2º – Sementes da Vitória, da UME Rubens Lara, de Santos.
3º – Nunca Deixe de Sonhar, da EM Prof. Fued Temer, de Praia Grande.

Categoria Professor
1º – Leitura em Voz Alta Fluência Leitora, da UME Mario de Almeida Alcântara, de Santos.
2º – Leitura: Uma mala repleta de conhecimento, da EM Ary Cabral, de Praia Grande
3º – Repertoriar para Criar, Prof. Renan Alves Leite, de São Vicente

Categoria Secult
1º – Cine Letras, da Secult Santos.

Categoria Comunidade
1º – História Regional, do Centro de Memória de Educação, de Praia Grande.

Categoria Biblioteca / Sala de Leitura
1º – Shakespeare in Class, da EE Julio Conceição, de Cubatão.
2º – Sacola Literária, da Creche Antônio F. Reis, de São Vicente.
3º – Projeto: Lê no ninho Samambaia, da Biblioteca Porto do Saber Samambaia, de Praia Grande.