A 8ª edição do Encontro Anual do Proler/BS/UNISANTA (Programa Nacional de Incentivo a Leitura/Núcleo BaixadaSantista/ Universidade Santa Cecília) começou nesta quinta-feira (29/9), às 8h30, no auditório da UNISANTA, com a palestra da profª da USP, Lúcia Pimentel Góes, com o tema “A literatura como processo de inclusão”.

Lúcia ressaltou a importância do evento: “o objetivo é a formação do leitor, de qualquer idade, para a vida”. A professora disse ainda que a pessoa só pode se considerar um educador, se faz o aluno pensar e criar: “decoreba não é educar”.

Às 10h30, teve início a mesa-redonda com o mesmo tema. Além da profª Lúcia, a mesa foi composta pela profª universitária Ecleide Furlaneto, e pelo autor de mais de 16 livros infanto-juvenis, Marciano Vasques. Os participantes contaram experiências e deram suas visões sobre a inclusão.

Para Ecleide, os livros são muito mais que simples fontes de informações: “eles são seres vivos, parte do que somos. Conhecemos parte do mundo através do relato dos outros”. Ela ressaltou ainda a preocupação com a formação dos professores: “não basta o professor ensinar a ler e a escrever, o docente tem que estar preocupado em decodificar os alunos, que são verdadeiramente textos-vivos”.

O autor Marciano acredita que a literatura infantil é uma forte candidata como elemento de inclusão: “além de levar a criança a contar histórias, a literatura ensina o valor das palavras. O livro é a segunda etapa da contemplação do olhar da criança. A primeira é o mundo”.

Programação – Dia 30, amanhã, às 8h30, haverá apresentação dos projetos de Leitura da Baixada Santista: “Mexa-se por meio da leitura” (Escola Municipal Maria dos R. C. Milan, de Praia Grande), “Convivendo e aprendendo com a leitura” (Escola Municipal de Ensino Infantil Bahia, de Cubatão), “Leitura ao alcance de todos” (Escola Estadual Azevedo Júnior, de Santos), “Biblioteca ao alcance de todos” (Escola Usina Henry Borden, de Cubatão), “A leitura nos leva longe” (Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ramalho, de Cubatão), “História do Livro” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Mário Covas Júnior, de São Vicente) e “Ler, viver e descobrir” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Fontes, de Santos).

E ainda: “Da poesia à cidadania” (Escola Estadual Ruy Ribeiro Couto, de Santos), “Espaço para Ler” (Pró-Viver Obras Sociais e Educacionais), “Concurso de Leitura” (Secretaria de Educação de Itanhaém), “Produção do Livro Eletrônico” (Escola Municipal Governador Franco Montoro, de Praia Grande), “Descobrindo Sentimentos” (Escola Municipal Dorivaldo Francisco Lória, de Praia Grande) e “Incentivo à Leitura” (Escola Municipal Nilton de Almeida Castro, de Praia Grande).

As apresentações continuam com “Pluft, plaft, buum” (Escola Municipal José Crego Painceira, de Praia Grande ); “O livro de hoje é…” (Escola Estadual Domingos Soares de Oliveira, de São Vicente); “Projeto Leitura” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de Cubatão); “Amar ler” (Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourdes Ortiz, de Santos); “Biblioteca Ativa” (Secretaria de Educação de Mongaguá); “Brincando com a Leitura” (Ong Mamulengá, de Guarujá); “Conhecendo contos” (Escola Estadual Luiz D’Aurea, de São Vicente); “Ler, interagir e agir” (Escola Estadual Lions Clube Centro, de São Vicente) e “Amigos da leitura” (Escola Municipal Angelina Daige, de Guarujá).

Eduardo Ricci, coordenador do Cineclube Lanterna Mágica da UNISANTA, será o responsável pelas apresentações.

O encerramento do evento será às 14h, com a palestra de um membro da Secretaria de Estado da Educação. Também participarão do encerramento a reitora da UNISANTA, profª dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado; a diretora-presidente da UNISANTA, profª dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, além da presença de dirigentes regionais de Ensino da região de Santos e São Vicente, Secretários de Educação da Baixada Santista e demais autoridades.

Às 17h, será a entrega do Troféu Proler.