O jornalista e articulista da Folha de S. Paulo, Clóvis Rossi, elogiou o esforço de reportagem dos alunos de jornalismo Vivian Lima, Evandro Ribeiro e Lotofo Abul Hiss, que escreveram o livro reportagem Clóvis Rossi, Sua Excelência, o repórter, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foi “um esforço de trabalho excepcional”, afirmou o jornalista, dia 1º/12, mencionando a entrevista que os estudantes conseguiram de Otávio Frias de Oliveira (o pai), dono da Empresa Folha da Manhã.

O livro registra os principais momentos da carreira de Clóvis Rossi, um dos principais jornalistas do País, o que corresponde também à história da imprensa brasileira a partir da década de 70 além do registro de episódios políticos e sociais marcantes.

No prefácio, o jornalista Ricardo Kotscho recomenda o trabalho aos mais jovens, “como um bom livro de auto-ajuda”. Segundo Kotscho, o TCC sobre a vida de Rossi possibilita “entender um pouco melhor que é possível fazer um jornalismo da melhor qualidade, apesar da censura, que já se foi, e de todos os entraves das redações, que permanecem”.

O livro retrata quase 40 anos de atividade de Rossi, que teve participações expressivas em O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Revista IstoÉ e no extinto Jornal da República, entre outros órgãos. Atualmente, Rossi é repórter especial e articulista da Folha.

“É o conjunto destas histórias escritas pelos quatro cantos do mundo que permitiu a estes bravos estudantes santistas montarem um belo texto de não-ficção, mas que às vezes parece ficção”, escreveu Kotscho.

Para elaborar o livro, os alunos Vivian, Evandro e Lotolfo entrevistaram Mino Carta, João Batista Natale e Raul Martins Bastos, entre outros jornalistas.

Trabalhos fazem história – O escritor e professor Adelto Gonçalves, membro da banca examinadora de TCC, e o jornalista e professor Márcio Calafiori, orientador do trabalho sobre Clóvis Rossi, mencionam outros livros reportagem ou grandes reportagens feitas por alunos da UNISANTA sobre jornalistas de nome, como Ricardo Kotcho, escrito por Mauro Júnior e Thiago Wigert; Obrigada, velha amiga, de Ted Sartori, a respeito do jornalista esportivo De Vaney (o título é referência à maquina de escrever do repórter homenageado); Lídia Frederich, retratada por Rosa Maria do Carmo; Plínio Marcos, a crônica dos que não tem vez, de Javier Contreras e Fred Maia, que virou livro; Juarez Bahia, de Sandra Regina e Thaís Nascimento; Marcos Faerman, grande reportagem de Aline Menezes e Alexandre Oliva.

O diretor da Faculdade de Artes e Comunicação, Humberto Challoub, afirmou que a qualidade dos TCCs mostra que o curso de Jornalismo da UNISANTA está no caminho certo.