O período de inscrições para o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies), referente ao segundo semestre de 2005, foi ampliado até 30 de outubro de 2005. A princípio, o prazo terminaria nesta sexta-feira, 28. A alteração está na Portaria 3.713, publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de outubro de 2005.

Os beneficiados terão 50% de financiamento das mensalidades. “O benefício será retroativo a este semestre”, disse o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Carneiro Ribeiro. Os juros do Fies são de 9% ao ano.

O pagamento será feito pelo aluno após a formatura, com prazo igual ao do curso, mais 50%. Se o aluno demorar quatro anos para se formar, por exemplo, terá seis para quitar a dívida. A cada trimestre durante o curso, porém, ele deve pagar à Caixa Econômica Federal uma taxa de R$ 50,00. Segundo a portaria, as instituições de ensino superior devem viabilizar o acesso à internet para estudantes que não tiverem meios de fazer a inscrição.

Benefício — O Fies já beneficiou 320 mil estudantes de universidades particulares. O maior número de contratos, 62 mil, foi registrado em 2002. Esse total deve ser superado agora com os cem mil oferecidos. “O Fies ajuda o aluno ao viabilizar sua permanência na universidade. Contribui para reduzir a inadimplência e, para as instituições, é a garantia maior de que os alunos completarão os cursos”, explicou Celso Carneiro Ribeiro.

Têm preferência no acesso ao Fies os estudantes que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede pública, não têm curso superior completo, não têm residência própria e têm mais de um membro da família sem bolsa de estudo em instituição de ensino superior privada. Bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram contemplados em agosto e não entram no cálculo das novas vagas. Mais informações pelo telefone (61) 2104-8757.

Maiores informações www.mec.gov.br/fies