O deputado federal Jamil Murad (PcdoB-SP), membro da CPMI dos Correios, ex-membro da comissão de Ciência e Tecnologia (C&T) da Câmara dos Deputados e autor da emenda do reajuste das bolsas de Pós-Graduação, e a deputada federal Mariângela Duarte (PT-SP), da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática participam nesta sexta-feira de mesa-redonda sobre Ética na ciência e na política: os desafios ao aperfeiçoamento das instituições do Estado democrático, às 9 horas, na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no XIX Congresso Nacional de Pós-Graduandos, Rua Oswaldo Cruz, 255, Santos.
Política Nacional de C&T versus Política Econômica: A meta de 2% do PIB em C&T e o contingenciamento dos Fundos Setoriais será o tema abordado na mesa-redonda das 15 horas, nesta sexta. São convidados: o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia, prof. Augusto César Gadelha Vieira; o diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), prof. Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant’Anna; o diretor de Ciência e Tecnologia da União Nacional dos Estudantes (UNE), Hugo Valadares, e o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Marcelo Brito “Gavião”.
O tema central do Congresso promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos é Ciência e Projeto Nacional: O Papel da Pós-Graduação no Desenvolvimento Econômico e Social do País.

Reforma Universitária: sábado

No dia 1º de outubro, sábado, às 9 horas, a mesa-redonda terá como tema A Reforma Universitária e suas implicações na pós-graduação, e estará a cargo dos seguintes convidados: o diretor da Associação dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), prof. Itamar Fernandes; a representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, profª. Margarida Salomão, o presidente da União Nacional dos Estudantes, Gustavo Petta; e o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (ADUFG) e do Grupo PET, Romualdo Pessoa Campos Filho.
As propostas do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães, para o Plano Nacional de Pós-Graduação para 2005/2010 será o tema da palestra que será ministrada no dia 1º, às 15 horas, pelo diretor de Avaliação da CAPES, prof. Renato Janine Ribeiro.
Os 20 anos de história da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) serão abordados em seguida, em mesa-rendonda, pelo atual presidente da ANPG, Luciano Rezende; pelos coordenadores gerais, Felipe Chiarello (gestões 1999-2000 e 2000-2001), que também atua como assistente técnico da Faculdade de Direito da UNISANTA; Roberto Germano (gestão 1994-1995); Fábio Palácio (gestão 1998-1999); e pelo coordenador geral Roberto Carvalho (gestão 1993-1994).
Encerrando o evento, no dia 2 de outubro, domingo, das 9 às 12 horas, será realizada a plenária final para a eleição da nova coordenação nacional da ANPG. Das 14 às 16 horas, haverá a posse e a primeira reunião da nova coordenação.
Informações no site http://www.anpg.org.br/veja/congnaccnpg.htm; e nos telefones 3202-7113 (Assecom UNISANTA), das 8h30 às 21h30) e 3202-7100, ramal 145, com a profa Nilene Janini de Oliveira Seixas (manhã e noite).
A abertura do Congresso será na noite desta quinta-feira, às 19 horas, com a reitora da UNISANTA, profa. dra Sílvia Ângela Teixeira Penteado e a diretora-presidente, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani. Às 20h30 haverá a apresentação da Orquestra Camerata Brasileira, que apresentará um show com dez violões.
Informações sobre o evento no site http://www.anpg.org.br/veja/congnaccnpg.htm; e com a organização, nos telefones 3202-7113 (Assecom UNISANTA) e 3202-7100, ramal 145, com a profa Nilene Janini de Oliveira Seixas.