Alunos do 1º ano do curso de Engenharia de Computação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) apresentaram, dia 29/11, trabalhos realizados na disciplina de Introdução à Computação, ministrada pelo professor Marcelo Bergamaschi, coordenador do curso de Ciência da Computação.
De acordo com o diretor da Faculdade de Engenharia, prof. Áureo Pasqualeto Figueiredo, “o projeto é importante por centralizar, já no primeiro ano, várias disciplinas como lógica, programação, física, cálculo, eletrônica e elétrica”.
Segundo o professor Bergamaschi, “o objetivo foi criar um ambiente externo ligado pela porta paralela ao computador controlado por uma aplicação”. O professor acrescentou ainda, que o retorno foi muito satisfatório, pois uniu noções de diversas disciplinas e muita pesquisa.
Entre os estudos apresentados estão: Sistema de Segurança para Elevadores em Edificações com Garagem; Sistema de Controle de Guindaste; Programa de Simulação de Misturas Automáticas na Indústria Química; Esteira Seletora de Objetos; dois Sistemas de Radar, para controle de velocidade e cálculo de distâncias e voltas percorridas e o Sistema de Controle uma Casa, para o acionamento da luz, piscina, portão entre outros, a fim garantir segurança e comodidade aos seus moradores.
As equipes levaram, em média, seis meses para desenvolver os trabalhos. Além do professor Bergamaschi, os alunos também foram auxiliados pelos professores Maurício Aparecido e Ysnet Valvano.