A Prof. Ms. Dra. Cláudia Oliveira, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ministrará uma palestra na I Conferência Paulista de Fisioterapia Pélvica, neste sábado (28), das 8h às 17h. O evento ocorre no Royal Jardins Boutique Hotel, na Alameda Jaú, 729, no Bairro Jardim Paulista, em São Paulo.

A docente é Mestre e Doutora pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP, professora na pós-graduação em Fisioterapia Obstétrica USP e na graduação Unisanta. O tema é “Atuação da Fisioterapia Obstétrica no pós-parto tardio”.

A Conferência marca oficialmente a formação do Comitê de Fisioterapia Pélvica Paulista (COFIPP), um grupo de estudos com interesse na constante atualização e discussão sobre a avaliação e tratamento das disfunções pélvicas.

O evento tem o intuito de incentivar os profissionais atuantes na área a intervir nas disfunções pélvicas, proporcionar a melhor correlação entre a avaliação e os métodos de tratamento nas disfunções pélvicas e promover a abordagem interdisciplinar nas disfunções pélvicas.

As inscrições podem ser feitas através do site: https://www.sympla.com.br/i-conferencia-paulista-de-fisioterapia-pelvica__166669https://www.sympla.com.br/i-conferencia-paulista-de-fisioterapia-pelvica__166669%20

Veja a programação completa

Fisioterapia nas disfunções miccionais no adulto

8h – Abertura

8h10 – Exames diagnósticos em urologia: O que o fisioterapeuta pélvico precisa saber? – Dr. Cristiano Mendes Gomes (Médico Urologista – HCFMUSP)

8h30 – Prostatectomia radical robótica X aberta: Impacto na incontinência urinária e na disfunção erétil – Dr. Sidney Glina (Médico Urologista – FMABC)

8h50 – Atualidades na reabilitação pélvica pré e pós prostatectomia – Dra. Mariane  Castiglione (Fisioterapeuta – FMABC e Hospital Pérola Byington)

9h10 – Incontinência Urinária feminina: Evidência científica X prática clínica – Dra. Elizabeth Ferreira (Fisioterapeuta – FMUSP / Diretora científica ABRAFISM)

9h50 – Mesa redonda (Discussão)

10h10 – Intervalo

Fisioterapia nas disfunções miccionais  e coloproctológicas na infância

10h30 – Disfunções miccionais na infância: Quando indicar e contra indicar a fisioterapia pélvica? – Palestrante: Dr. Flávio Trigo (Médico Urologista – HCFMUSP / Presidente SBU).

10h50 – Disfunções coloprctológicas na infância:  Quando indicar e contra indicar a fisioterapia pélvica? – Dr. Ilário Froehner Jr. (Médico Coloproctologista- HCFMUSP)

11h10 – Biofeedback e eletroestimulação na criança: quando e como fazer? – Dra. Joceara Neves dos Reis (Fisioterapeuta Hospital Infantil Menino Jesus e HSL)

11h30 – Neurodesenvolvimento e os transtornos de eliminação – Dra. Juliana Barbosa Goulardins (Fisioterapeuta ICHC-FMUSP)

11h50 – Abordagem funcional no tratamento de crianças com disfunções miccionais – Dra. Rita Pavione Rodrigues Pereira (Fisioterapeuta ICHC-FMUSP /Membro ICCS)