Os brinquedos pedagógicos foram doados para a Escola Municipal Augusto Antunes Corrêa, sediada em Vicente de Carvalho, em Guarujá

Garrafas pets, caixas de leite, vasilhames de produtos de limpeza, rolos de papel higiênico, EVA, pregadores de madeira, isopor, jornal, barbantes e plástico-bolha estão entre os materiais utilizados pelos alunos do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Santa Cecília (EAD Unisanta), para a confecção de brinquedos pedagógicos. Eles foram doados na última quarta-feira (21/6), às 10h, à Escola Municipal Augusto Antunes Corrêa, de Vicente de Carvalho, em Guarujá.

Os brinquedos são destinados a crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, até oito anos de idade, que cursam as séries iniciais e que estão começando a ser alfabetizadas. Os brinquedos pedagógicos envolvem jogos educativos de associação de sílabas, palavras, imagens, cores e até matemática, além de outras diversões como jogo da memória e bilboquê, entre outros. A ação foi organizada pela coordenadora do curso, Profa. Dra. Márcia Regina Silva do Vale.

Segundo o Prof. Dr. Marcelo Alves Cruz, Diretor de Educação a Distância da Unisanta, o ponto mais interessante é o aluno usar toda a teoria que aprendeu no curso de Pedagogia EAD, determinar qual a competência e a habilidade que a criança precisa desenvolver e, usando a criatividade, desenvolver os brinquedos a partir de material reciclado, acessível e sustentável. “Os alunos de Pedagogia EAD fizeram vários brinquedos, com bastante criatividade e agora a Universidade, desenvolvendo a função social que tem, irá doar esses brinquedos para a escola, que poderá  utilizá-los no dia a dia com os alunos”.

“Uma das obrigações que o curso de Pedagogia tem é o desenvolvimento de brinquedos e ações na brinquedoteca, que é um laboratório específico do curso. A Unisanta tem uma brinquedoteca que é utilizada pelos alunos do curso presencial e o curso a distância”, completa o dr. Alves Cruz.

Brinquedos educativos e lúdicos

A professora tutora do curso de Pedagogia EAD  da Unisanta,  Katia Lopes,  acredita que alguns brinquedos lúdicos são muito úteis, porque ajudam a identificar se a criança tem algum tipo de dificuldade de leitura ou dislexia, por exemplo. “Os brinquedos de fantoche têm o objetivo de desenvolver a criatividade da criança e permitir que ela fique mais desinibida.  Dentre todos os brinquedos, acho que o Silabando é essencial, porque ele promove uma maior identificação com as crianças, e permite que, através das imagens, o professor dê uma proposta de conteúdo e trabalhe a parte lúdica. As imagens facilitam a aprendizagem das crianças, pois elas podem visualizar e fazer associações para memorizar as palavras. A ideia do brinquedo é que elas vejam o objeto e montem a palavra a partir das sílabas, com acompanhamento do professor”.

“Outros brinquedos estimulam o desenvolvimento e aprendizado das sensações, através do tato. E com o uso de uma venda, a criança pode perceber melhor as características do objeto que está tocando, pois há uma grande diferença entre sentir um objeto quando você o vê, e quando você não o está enxergando”,  completou a professora tutora.

Alguns brinquedos podem ser usados para ajudar as crianças um pouco mais velhas a entenderem matemática, como o brinquedo da pizza, no qual em cada fatia há um número. Isso pode ajudá-las a terem uma introdução no assunto frações. É um jeito de as crianças assimilarem melhor o conteúdo das aulas. Elas estão aguçadas e querem aprender e se o professor mantiver somente o conteúdo pragmático, as crianças não conseguem acompanhar e têm  mais dificuldades para aprender.”