Com elogios à infraestrutura, ao corpo docente, aos tutores, ao acompanhamento de egressos e à organização didático-pedagógica, entre outros itens avaliados, a comissão avaliadora do Ministério da Educação (MEC) reconheceu com a nota máxima (5) o curso Superior de Bacharelado de Ciências Contábeis modalidade Educação a Distância-EAD da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

A visita dos avaliadores Helton Cristian de Paula e Amilson Carlos Zanetti (coordenador da comissão) ocorreu de 26 a 28 de junho. O Relatório do MEC se referiu à missão do Centro de Educação a Distância da Unisanta de “proporcionar um ambiente educacional do século 21, caracterizado pelo uso contínuo e pela ampliação da tecnologia, preparando alunos para a alfabetização digital e para o mercado de trabalho, de forma articulada com as necessidades locais”.

“Observamos o PPC (Projeto Preliminar do Curso) e identificamos que existe coerência com o contexto local apresentado pelos dados socioeconômicos e ambientais que justificam a existência do curso”, escreveu a comissão.

Os avaliadores concluíram que, “através dos documentos analisados, em especial do PPC, e das reuniões com NDE e discentes, foram coletadas evidências de que os objetivos do curso estão implementados”.

A carga horária total do Curso é de 3860 horas (3216 horas relógio); 8 semestres no mínimo e 16 no máximo.

Para o Prof Dr Marcelo Cruz, diretor da EAD Unisanta, “essa nota máxima obtida pelo curso, no novo instrumento de avaliação do MEC, mostra de maneira inequívoca que a EAD da Unisanta é altamente qualificada, moderna , dinâmica e atualizada”.

Eis alguns trechos do relatório do MEC:

Acompanhamento de egressos   – “O acompanhamento dos egressos, sua inserção no mercado de trabalho, sua reputação junto à comunidade e outros mecanismos de controle foram contemplados pela Unisanta. Para tanto, os alunos contam com o apoio do Setor de Apoio aos Egressos, que entre as suas ações:

– Acompanha a trajetória inicial da vida profissional dos alunos.

– Atualiza informações sobre a continuidade da vida acadêmica.

– Realiza estudos comparativos entre a atuação do egresso e a formação recebida.

– Subsidia ações de melhorias relacionadas às demandas sociais e o mundo do trabalho.”

Vagas – O curso possui 2700 vagas autorizadas, sendo 750 vagas na sede da Universidade, e as demais vagas distribuídas entre os polos de apoio presencial. As vagas estão em conformidade com o dimensionamento do corpo docente atuante no curso e as condições de infraestrutura (salas de aula, disponibilidade do estúdio, quantidade de laboratórios e equipamentos por discente, acervo bibliográfico) existentes para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, na forma estabelecida pelo projeto pedagógico do curso.

A disciplina LIBRAS, ofertada de modo optativo, e vários convênios com outras instituições e ambientes profissionais foram outros tópicos observados.

Polos de EAD – “No ano de 2018, a Universidade contava com 59 polos e inaugurava o InovFabLab – Laboratório de Inovação Tecnológica e Criatividade”.

Principais polos: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Campinas, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente, Sorocaba e Vicente de Carvalho – distrito de Guarujá.

Projeto Pedagógico de Curso – A equipe possui um plano de trabalho e processos formalizados, estando tudo documentado e implementado no Centro de Educação a Distância.

Tutores – “A quantidade de tutores a distância que atuam na sede tem relação com a quantidade de alunos matriculados, ou seja, está previsto 1 (um) tutor para aproximadamente 150 (cento e cinquenta) alunos. Os tutores possuem formação em administração, ciências contábeis, pedagogia e matemática, estas aderentes ao curso e experiência comprovada e certificada em EAD”.

Organização Didático-Pedagógica – “A partir dos documentos analisados, em especial do PDI, PPC e demais documentos apresentados do curso, foram coletadas evidências de que as políticas de ensino, extensão e pesquisa estão implantadas e voltadas para a promoção de oportunidades de aprendizagem alinhadas ao perfil do egresso.”

O Perfil profissional do egresso está de acordo com as DCN e expressa as competências a serem desenvolvidas pelos discentes.

Conteúdos curriculares – “Foram obtidas evidências de que os conteúdos curriculares constantes no PPC promovem o desenvolvimento do perfil profissional do egresso. Com base nos documentos verificados, em especial do PPC, e nas reuniões realizadas com docentes e discentes, foram encontradas evidências de que a estrutura curricular constante no PPC está implementada, evidencia articulação entre teoria e prática e entre os componentes curriculares no percurso de formação.”

Metodologia – A partir da análise do PPC e demais documentos apresentados e das reuniões realizadas, foram identificadas evidências de que a metodologia constante no PPC atende ao desenvolvimento de conteúdos e estratégias de aprendizagem, além de estimular a ação discente em uma relação teoria-prática (citam-se como exemplo os projetos integradores).

Atividades complementares – “… foram identificadas evidências de que as atividades complementares estão institucionalizadas e consideram carga horária, diversidade e forma de aproveitamento.”

Apoio ao discente – “A partir das reuniões realizadas, em especial com os discentes, foram relatadas ações de acolhimento, acessibilidade metodológica e instrumental, dentre outras para os discentes”.

Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa foram outros itens que justificaram a nota 5 ao curso de Ciências Contábeis modalidade EAD. “Com base nos documentos analisados, em especial das atas, relatórios e normas da CPA, foram identificadas evidências de que a gestão do curso é realizada considerando a autoavaliação institucional, havendo evidências de apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica e existência de processo de autoavaliação periódica do curso.”

Tecnologias de Informação e Comunicação – “… foi identificado que as tecnologias de informação e comunicação adotadas no processo de ensino-aprendizagem permitem a execução do projeto pedagógico do curso, garantindo acessibilidade digital e promovendo a interação entre os atores envolvidos.”

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “… foram coletadas evidências de que o ambiente virtual apresenta materiais, recursos e tecnologias apropriadas, passa por avaliações periódicas devidamente documentadas que resultam em ações de melhoria contínua.”

Material didático – “Com base nos documentos analisados, foram descritos os processos que envolvem o material didático disponibilizado aos discentes, que inclui a elaboração e validação pela equipe multidisciplinar. O material permite desenvolver a formação definida no PPC e apresenta linguagem acessível.”

Procedimentos de acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem:

Número de vagas – Foram apresentados documentos que indicam que o número de vagas está fundamentado em estudos qualitativos e quantitativos e adequado à dimensão do corpo docente, tutorial e infraestrutura física existente.

Núcleo Docente Estruturante – O NDE está institucionalizado por cinco membros, que possuem titulação adequada. “Observamos pelas atas e demais documentos apresentados pela IES o trabalho realizado por esse núcleo”.

Atuação do coordenador – “A atuação do coordenador está de acordo com o PPC. O regime de trabalho do coordenador permite o atendimento da demanda, levando em consideração a gestão do curso, relações docentes, tutores e discentes, bem como a equipe multidisciplinar. O regime de trabalho do coordenador do curso é de TI. Os alunos e docentes nos informaram que o atendimento prestado aos mesmos é satisfatório. Existe um plano documentado de ação. Estimula, segundo os docentes, a melhoria contínua do curso promovendo ações com os mesmos.”

A comissão destacou o currículo do coordenador do curso, Prof Me Nilton Marcondes, doutorando em Educação pela Universidade de Coimbra (2018), pós-graduando em Gestão Educacional Pública pela Universidade Federal de São Paulo (2018) e mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Outros títulos: pós-graduado em Contabilidade e Finanças, em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior de Santo André (1993), com experiência profissional na área de Contabilidade e Finanças de Instituições Financeiras.

Corpo docente – “O regime de trabalho docente permite o atendimento frente à demanda, considerando a dedicação conforme os registros documentais. Em reunião com os alunos e docentes, fomos informados pelos mesmos que existem incentivos à produção do conhecimento, sejam por meio de participações em congressos, seminários, palestras ou mesmo publicando artigos e demais produções.”

“O corpo docente, conforme Lattes, possui experiência na docência superior. Os discentes, em reunião, nos informaram que os docentes expõem com clareza os conteúdos, apresentam exemplos contextualizados, analisam as respostas às atividades, realinhando o processo de ensino-aprendizagem. Observamos pelo AVA algumas atividades e vídeos.”

 Tutores – “Observamos pelos CV e pelas reuniões realizadas com alunos e docentes que os tutores fornecem suporte às atividades dos docentes. Os alunos, em reunião, elogiaram o trabalho dos tutores, assim como dos docentes. Observamos uma interação entre todos os envolvidos no processo. Os tutores recomendam atividades, leituras, através do AVA.”

Em reunião com os professores e tutores foi possível identificar uma interação entre esses agentes com avaliações periódicas para identificações de problemas e na proposição de soluções para os mesmos. No PPC consta essa interação.

“Nas reuniões realizadas, em especial com tutores, docentes e discentes, foram coletadas evidências de que as atividades de tutoria atendem as demandas didático-pedagógicas do curso, são avaliadas periodicamente e embasam ações corretivas e de aperfeiçoamento para o planejamento de atividades futuras.”

“Os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria são adequados e estão alinhadas ao PPC. Não foi identificada a adoção de práticas criativas e inovadores para a permanência e êxito dos discentes.”

Instalações – Segundo o relatório, as salas de aula são compatíveis com os padrões de qualidade exigidos, tendo como principal objetivo oferecer condições adequadas de conforto e funcionalidade que estimulem a aprendizagem por ocasião dos encontros presenciais. “O mobiliário é prático com cadeiras universitárias confortáveis, possuindo ar-condicionado e boa luminosidade natural e artificial”.

Informática e biblioteca – “A biblioteca universitária (PEARSON) disponibiliza mais de 6800 livros na íntegra, em formato digital, podendo ser acessados dentro e fora da IES, com sua senha particular. Existem assinaturas de jornais e revistas específicas. Observamos pelos planos de ensino a adequação da bibliografia por UC.”

“Observamos, pela visita às instalações, que o laboratório de informática atende às necessidades (número e qualidade) do curso. O laboratório de informática atende às necessidades institucionais e do curso em relação à disponibilidade de equipamentos, ao conforto, à estabilidade e velocidade de acesso à internet, à rede sem fio e à adequação do espaço físico, possui hardware e software atualizados e passa por avaliação periódica de sua adequação, qualidade e pertinência.”

Histórico do EAD – No final de 2014, a Universidade começou a buscar sua expansão na oferta da modalidade a distância, cadastrando novos polos de apoio presencial.

Em 2016, foram autorizados 31 (trinta e um) polos em diversas cidades.  O documento se refere à “grande aplicação da modalidade a distância” e à parceria com a jornalista e consultora Claudia Matarazzo para realização de cursos na área de comportamento.